Quem pensa que uma alimentação colorida é sinônimo apenas de corpo bonito está muito enganado. Um estudo de pesquisadores americanos descobriu que uma dieta rica em carboidratos refinados — pães, massas, arroz e açúcar — pode aumentar o risco de depressão em mulheres, principalmente após a menopausa.
No mesmo estudo também foi descoberto também que o consumo de fibras, grãos integrais, legumes e frutas está relacionado à diminuição da incidência dessa doença.
Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, avaliou mais de 70 mil mulheres que participaram de uma pesquisa do Instituto Nacional da Saúde da Mulher americano, realizada entre 1994 e 1998. As informações observadas incluíam diagnóstico de depressão, o tipo de carboidrato consumido e o índice glicêmico — que indica a velocidade com que o açúcar de determinado alimento alcança a corrente sanguínea.
Segundo a equipe, o alto consumo de açúcares e grãos refinados esteve associado ao aumento do risco de uma mulher desenvolver depressão no início da pós-menopausa Isso acontece porque esse tipo de alimento desencadeia uma oscilação de pico de glicemia no corpo, o que aumenta a vontade de consumi-lo e ainda desgasta o sistema nervoso, podendo resultar em depressão, alteração de humor e fadiga.
Os pesquisadores explicam também que os carboidratos aumentam os níveis de açúcar no sangue conforme o tipo de alimento ingerido: quanto mais refinado o alimento, maior é o seu índice glicêmico.
(com informações do portal Terra)
Comentários com Facebook