Construída em uma linda vista, na Floresta Nacional de Carajás, fruto de uma parceria entre Prefeitura de Parauapebas, Vale e o Instituto Indígena Botiê Xikrin (IBX), a “Casa de Apoio à Saúde Indígena do povo Xikrin do Cateté”, que iniciou seus atendimentos em janeiro de 2024, foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 6, com muita festa e alegria. Mais uma obra de grande impacto para o povo Xikrin do Cateté.
A iniciativa reafirma o compromisso do governo em garantir políticas públicas para os indígenas. O espaço aconchegante proporciona o acolhimento que eles precisam enquanto estão em trânsito para realizarem seus tratamentos de saúde.
Além do espaço físico, os Xikrins também contam com os serviços de profissionais qualificados como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, coordenação operacional, auxiliar administrativo, cozinheiras, auxiliares de cozinha, auxiliar operacional, auxiliares de limpeza e agentes de controle de acesso além de todo o suporte técnico à parceria firmada entre o IBX e Prefeitura de Parauapebas.
Com a nova estrutura e atendimento humanizado, os indígenas contam com a casa de apoio que realiza o primeiro contato, encaminhando-os para os atendimentos médicos necessários aos hospitais e clínicas de Parauapebas. O local possui um redário; um hall de entrada; oito quartos; uma sala de enfermagem; um escritório; um banheiro masculino; um banheiro feminino; um banheiro para PCD; um refeitório; uma cozinha; uma dispensa e um lavatório/lavanderia.
O gestor da Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas (Compdi), Girlan Pereira, fala da gratificação de ver o resultado do trabalho e da luta do povo Xikrin e da parceria fundamental da Prefeitura de Parauapebas para que essa Casa de Apoio se tornasse realidade.
“Toda a equipe técnica em saúde, profissionais de alimentação e limpeza são da Prefeitura de Parauapebas, que disponibiliza excelentes profissionais que atendem no acolhimento aos indígenas que saem de suas aldeias para a cidade em busca de atendimento médico em nosso município”, diz o coordenador.
O técnico de enfermagem, Kaituk Xikrin, tem um papel fundamental na Casa de Apoio. Por ser indígena e falar a língua do seu povo, contribui de forma significativa no atendimento dos pacientes. “Sou indígena Xikrin, e trabalhar no acolhimento do meu povo, que vem atrás de saúde é gratificante, até mesmo para poder transmitir e explicar aos indígenas qual a doença está afetando, qual será a medicação, como devem tomar os medicamentos e tratar”, explica Kaituk.
Para o presidente do IBX, Atoro Xikrin, a celebração e comemoração da comunidade indígena é um ato marcante para seu povo. “Como presidente, fico feliz e a Prefeitura de Parauapebas com a Vale realizaram o sonho de uma luta que teve como objetivo melhor a qualidade de vida do meu povo”, diz o presidente.
A casa de apoio fica localizada na área da Florestal Nacional de Carajás, entre Parauapebas e o Núcleo Urbano de Carajás.
Comentários com Facebook