Parauapebas é o primeiro município do interior do Pará a contar com um Centro de Distribuição de Imunobiológico, uma estrutura preparada para organizar de forma adequada as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para o município. Localizado em uma área ao lado da Unidade de Saúde da Família do Liberdade I, o Centro foi inaugurado pela gestão municipal na sexta-feira (8).
De acordo com Marcelo Monteiro, diretor da Vigilância em Saúde, o projeto foi elaborado há 04 anos e só agora conseguiu ser concretizado. “Essa obra reforça a importância do investimento em saúde preventiva já que, ao nascer, a criança deve receber a dose da vacina BCG, o primeiro ato de prevenção”, destaca o diretor acrescentando que mais de cinco milhões de reais em vacina estão armazenados atualmente no centro.
O armazenamento das vacinas é feito em geladeiras com capacidade para manter a refrigeração adequada para os imunobiológicos até nove horas após falta de energia, o sistema é acionado automaticamente. Mesmo assim, a estrutura do Centro conta com um gerador de energia para suprir a necessidade em possíveis interrupções do fornecimento.
“A implantação do centro vai nos ajudar também na organização do setor e no processo de alimentação das informações junto ao Ministério da Saúde, assim como na logística de abastecimento das unidades de saúde, pois tudo agora está concentrado em um só lugar”, frisou Aline Neves, coordenadora municipal de imunização.
A equipe da coordenação de imunização é qualificada para toda a operação do sistema, assim como para realizar todos os procedimentos padronizados para manutenção das condições adequadas de refrigeração e das características dos imunobiológicos, a nova estrutura agregará ainda mais para a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe de imunização no município, afirma Aline Neves.
O envio das vacinas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, cabe ao município o seu correto armazenamento, gerenciamento, aplicação e descarte.
Fotos: Anderson Souza | Ascom Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP
Comentários com Facebook