A Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro inaugura neste sábado, 12/11, o Centro Mulheres de Barro de Exposição e Educação Patrimonial da Serra dos Carajás. Na ocasião também será realizada a abertura da exposição “Mulheres de Barro: identidade e memória”. As iniciativas fazem parte de um conjunto de ações da cooperativa, patrocinadas pela Vale, por meio da Lei Roaunet. O evento inicia às 17h.
Além de uma galeria para a realização de exposições no município, o centro também dispõe de um ateliê para o trabalho dos artesãos e um espaço para formação artístico-cultural e ações educativas para ampliar o conhecimento sobre o patrimônio artístico-arqueológico da Serra de Carajás.
Parte das peças que compõem a exposição “Mulheres de Barro: identidade e memória”, que envolvem esculturas e utilitários, como panelas e bules feitos de barro, têm inspiração em peças que foram feitas e usadas nos tempos dos primeiros habitantes da região, a cerca de 11 mil anos, e que foram conhecidas por membros da cooperativa durante oficinas do Programa de Educação Patrimonial executado pela Vale, na época da implantação do projeto Salobo.
A programação de abertura contará com apresentações artísticas do grupo de Carimbó Raízes Parauaras e do grupo de Teatro Escola Arte Vida, que participou da abertura das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, além de voz e violão com o cantor local Vamberto.
Mulheres de Barro
O grupo Mulheres de Barro nasceu no período entre 2005 e 2011, fruto das oficinas do Programa de Educação Patrimonial, uma das atividades ambientais realizadas pela Vale, na época da implantação do projeto Salobo. Desde então, a cooperativa vem desenvolvendo ações para valorização da história e cultura de Carajás e para o fortalecimento da atividade artesanal, com a produção, venda e divulgação de produtos cerâmicos inspirados em artefatos encontrados, por meio de pesquisas arqueológicas.
Serviço:
O quê? Inauguração do Centro Mulheres de Barro de Exposição e Educação Patrimonial da Serra dos Carajás e abertura da exposição “Mulheres de Barro: identidade e memória”
Data? 12 de novembro
Horário? 17h
Local? Alameda Castelo /Branco, quadra 187 – lote 107 (ao lado do Mercado Municipal do bairro Rio Verde, em Parauapebas – entrada pela Rua Araguaia).
Comentários com Facebook