Duas cargas de madeira transportadas de maneira ilegal foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Pará. Uma delas tinha cerca de 89 metros³ de madeira em toras. Outra, foi uma apreensão de 16,2m³ de madeira serrada.
Os dois flagrantes de irregularidades ocorreram no fim de semana e foram divulgados pela PRF na segunda-feira (18).
A carga de toras foi encontrada em um caminhão em Dom Eliseu, no nordeste do Pará, da BR-222. Entre as toras, havia madeiras de Angelim-pedra, Cupiúba e Maçaranduba.
O caminhoneiro disse aos policiais que não tinha a nota fiscal do produto. Com isso, a PRF registrou a ocorrência como transporte, aquisição ou venda de madeira, lenha ou carvão sem a licença válida. O caso foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Dom Eliseu.
Se for comprovada a irregularidade, os responsáveis pelas toras podem responder de seis meses a um ano de prisão e pagar multa.
Apreensão de madeira serrada
Já em Anapu, a PRF apreende 16,2m³ de madeira serrada na BR-230. Havia excesso de peso e as informações da nota divergiam do que era transportado. O caminhão tinha tábuas de Angelim.
A PRF registrou o caso como crime de transporte ilegal de madeira. Não foi detalhado se o motorista ficou detido. A carga foi apreendida e ficou á disposição dos órgãos ambientais.
Comentários com Facebook