O Movimenta Pebas segue com as ações voltadas para a promoção da cultura em Parauapebas. Esta semana o projeto divulgou os nomes dos cinco artistas que vão participar do Salão de Artes do projeto na modalidade presencial e a lista de artistas suplentes. A exposição, que será inaugurada no próximo dia 6, no Centro Cultural Parauapebas, o CCP, vai reunir obras de Iramar Gomes, Natany Rodrigues, Roberlan Moraes, Robson Lima e Vanessa Soares. A mostra seguirá aberta à visitação do público até o dia 20, com entrada gratuita.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Movimenta Pebas dentro das ações voltadas às artes plásticas, abriu inscrições no mês de maio e selecionou 27 artistas plásticos que irão participar da galeria virtual do projeto, a ser lançada no final de agosto. Dentre estes artistas, foram selecionados os cinco que mais se destacaram para serem premiados e comporem a exposição presencial com obras que refletem a temática Expressões do Norte.
Com este mote, a segunda edição do projeto pretende valorizar as práticas culturais e saberes do Norte brasileiro, dando visibilidade às múltiplas expressões encontradas na região, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que a formam.
Ao todo, foram recebidas cerca de 40 inscrições, que foram avaliadas por um júri especializado formado por Afonso Camargo, André Amparo, Camila Buzelin, Davi DMS e Isabela Prado. Os trabalhos foram julgados a partir de critérios como qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática proposta. A curadoria do Salão é assinada por Afonso Camargo, artista plástico de Parauapebas, e Gilberto Scarpa, artista e coordenador do projeto.
Conheça os selecionados para exposição presencial Salão de Artes Movimenta Pebas
IRAMAR GOMES
Pintor autodidata, Iramar começou a produzir arte aos 14 anos, usando o caderno escolar. Suas obras são inspiradas na natureza. Atualmente, cria letreiros e pinturas em tela e murais.
NATANY RODRIGUES
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestranda em Processos de Criação, a artista já participou de exposições na capital, Belém.
ROBERLAN MORAES
Artista autodidata, Roberlan já desenhava aos sete anos e, aos 13, começou a pintar fachadas de lojas, letreiros e faixas. Hoje, trabalha com pinturas em telas nas modalidades acrílico, óleo, aerografia e desenho.
ROBSON LIMA
Produz arte há 15 anos, tendo experiência em escultura, pintura, cenografia e fantasia.
VANESSA SOARES
Estudante de Artes Visuais, a artista faz retratos em aquarela e pintura acrílica e a óleo. Suas obras retratam mulheres em meio à natureza, suas conexões e raízes com a terra.
MOVIMENTA PEBAS
Desde 2020, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. Sua missão é a valorização das expressões culturais e da produção artística regional e a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.
Serviço Exposição presencial do Movimenta Pebas Lista dos artistas selecionados e artistas suplentes https://bit.ly/ResultadoSalaodeArtes.
Comentários com Facebook