Homenagens, coaching e eleição do Conselho Municipal da Mulher marcaram a abertura do 26º Encontro da Mulher de Parauapebas que aconteceu ontem, 08, na Câmara Municipal.
Segundo a delegada da mulher de Parauapebas, Ana Carolina Barbosa, o Encontro, que este ano traz como tema “Mulher Contemporânea: Conquistas e Desafios”, é uma oportunidade para reflexões sobre políticas públicas e temas necessários ao empoderamento da mulher, que possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política.
“A rede da mulher de Parauapebas é considerada a mais forte do Pará. Nenhuma mulher que nos procura sai sem atendimento. Seja de ordem criminal, psicológica, médica ou psicossocial. É uma honra pertencer à rede da mulher de Parauapebas. Juntos, conseguimos desenvolver um bom trabalho”, disse a delegada.
Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Síndima Pinto, foram muitas conquistas desde a primeira edição do encontro que já acontece há 26 anos e foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Parauapebas e do Pará. “A criação da secretaria da mulher, a implantação da delegacia da mulher, a estrutura da rede de atendimento e a construção do Propaz são nossos maiores motivos para comemorar”.
Durante a abertura desta edição, que marcou o Dia Internacional da Mulher, a especialista em gestão de pessoas, Roberta Monzini, ministrou o curso Coaching para Mulheres, um treinamento de desenvolvimento de competências humanas com foco no universo feminino, com o objetivo de consolidar a inteligência emocional, autoestima e resiliência da mulher. “Uma mulher que sabe o equilíbrio entre a razão e a emoção, é uma mulher mais que importante, é poderosa”, disse a coach.
A estudante Raylana Soares esteve presente ao evento. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de participar e conhecer novas formas de investir em meu crescimento pessoal, buscando sempre o equilíbrio”, disse a jovem de 24 anos.
De acordo com a secretária da mulher de Parauapebas, Cimeire Silva, a Semmu sempre fará esforço para investir e incentivar ações que valorizem e estimulem a força, confiança e potencial da mulher.
“Parauapebas tem diferencial quando nos referimos às mulheres. Trabalhamos no desenvolvimento de fortes políticas públicas. Elas precisam ser respeitadas, cuidadas, valorizadas e protegidas. Sua força contribui para que nossa cidade seja cada dia melhor”, ponderou o prefeito Valmir Mariano.
Conselho
O processo para escolha dos novos membros do Conselho Municipal da Mulher com mandato para o biênio 2016/2018 também já começou.
Durante a abertura do encontro, foram eleitas as sete entidades representantes da sociedade civil organizada e habilitadas ao processo eletivo: Grêmio Recreativo Mocidade Independente do Primavera, Associação de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável de Parauapebas, Associação Central dos Moradores dos Bairros Jardim Ipiranga e tropical, Cooperativa dos Produtores de Alimentos de Parauapebas, Associação dos Moradores Nascidos e Criados em Parauapebas, Grupo de Apoio às Pessoas Vivendo com Aids e Associação Ramos de Karatê.
A assembleia para escolha da diretoria será feita por meio de convocação que definirá data, horário e local da eleição.
Programação
A programação do 26º Encontro segue até dia 03 de abril, com passeio ciclístico, VI Olimpíada da Mulher, Oficinas, ação solidária, a tradicional gincana entre equipes, Marcha das Mulheres e shows.
A realização é da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Parauapebas.
Comentários com Facebook