No mundo de hoje, em que se prega o respeito, há que se ter cuidado no trato e nas referências às pessoas! Sogras são pessoas providas de sensibilidade, emotividade, cidadania. Ao escrever esta coluna, falo dos tipos de sogras, que certamente existem por aí. Da mesma forma que existem pessoas de todos os tipos, boas, ruins, bandidas, honestas, existem sogras! Mas… Por que não falam dos sogros também?
A pior sogra é aquela que puxa saco do genro ou nora. Cuidado com ela! Tudo que você disser ou fizer, será usado contra você! Na hora da briga, ela vai dizer para a pessoa que lhe saiu do ventre: “não te disse? Bem que te avisei!” A partir de então, a bandeira branca será tingida do vermelho da guerra! Ao menor deslize da megera, o sogro será o primeiro a saber!
Existe a sogra que só é bruxa por causa da filha/filho. Quem a faz a mais odiada do planeta é a pessoa com quem você se casou. Eu que o diga! Passei por isto! Quem não tem ca-ráter, trai. E faz da traição algo benéfico, induz a sogra a achar que a errada é a pessoa traída! A traição começa na delegacia de polícia! E adentra os tribunais, as enfermarias de hospitais! Há que se ter cuidado para ver quem manipula quem. Mas é sempre bom conhecer a sogra primeiro. A filha/filho será a continuidade dela. Se você sabe que a sogra furta o marido, você também será furtado! Se a sogra passa a mão na cabeça de filhos bandidos e incompetentes, passará a mão na cabeça da pessoa que está ao seu lado te enganando!
Existe a sogra ciumenta. É só sair com a namorada/o que ela não para de ligar, de brigar, chantagear, falar mal de você! Ela sabe que vai estragar sua noite, seu dia, sua semana. Aí, tchau namoro, amizade casamento. É o tipo de sogra mais perigosa que há. Por mais que você a trate bem, ela vai ser falsa e vai acabar com você pelas suas costas!
E a sogra espaçosa? Armaria! Fui dizer para uma ex-sogra que minha casa era a casa dela, ela me mandou sair! Este tipo de sogra é até pior que sogra ciumenta. Acaba com tudo na sua casa, fala mal da comida, da bebida, do cachorro. E quando é chegada na birita? Sangue de Jesus na causa! Ela te acompanha nas compras, enche o carrinho de tudo quanto é bebida, afirma que é para você, mas bebe tudo e ainda te chama de alcoólatra!
Tem sogra que não fede e nem cheira. É a melhor que existe! Neutra. Não dá nem para perceber que ela existe. Pensando bem, dá é raiva ter sogra assim! A pasmaceira é tamanha que chega a ser irritante! A sogra não presta nem para brigar! Creindôspai!
E tem a sogra boazinha! Faz comida gostosa, lava seu carro, sua roupa, te dá presente, chama a atenção da filha/o quando briga contigo… A gente até pensa que deveria ter casado com a sogra, mas a mocoronga é tão feia que não rola!
É sogra para todo gosto, não cabe aqui. Para encerrar, já tive experiência com uma sogra de outro mundo. Namorei uma garota, há muito tempo, que tinha uma mãe mais bonita que ela. E a sogrona era um demônio, pois não deixava transparecer o que queria. A filha ia tomar banho e a sogra ficava na sala, com um babydoll mais sexy do planeta. Minha nossa! Eu me arrepiava todo. Se a megera tinha defeito era nas tripas. Eu tinha até pena do sogro. Mas eu não tinha coragem de chegar junto. Era muito estranho tudo aquilo. E se fosse pegadinha? Vai que a sogra estava me testando ao deixar, discretamente, a calcinha aparecer? O clima de sedução ultrapassava os limites do bom senso! Tal qual “Missa do galo”, de Machado de Assis, em que Conceição seduzia Nogueira, eu não sabia como agir! Às vezes ela usava um vestido de tecido leve e meio transpar-ente. Ao passar em frente à televisão, a silhueta nua se deixava ver. Eu tinha a certeza que era só aquele vestido que ela tinha sobre o corpo! O namoro durou alguns meses. Não era justo eu ficar com a filha pensando na sogra! Será que fui frouxo ou agi corretamente?
Sogra é igual onça! Temos que preservar, mas é muito perigoso ter em casa! Sogra é igual mandioca. As boas estão enterradas! Quando a sogra morre, escrevem na lápide: DESCANSO EM PAZ!
Brincadeira sogrinha… Você sabe que amo sua filha…
E você? Já teve um sogrão gostosão que deu vontade de morder? Não? Vou te apresentar meu filho…
Comentários com Facebook