Na tarde desta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Parauapebas realizou a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2025, com a presença de autoridades e a população que lotou o Plenário João Prudêncio de Brito (Plenário Central).
A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo presidente Anderson Moratorio (PRD), o vice-presidente, Michel Carteiro (PV); a primeira-secretária, Érica Ribeiro (PSDB); a segunda-secretária, Graciele Brito (União); o terceiro-secretário, Zé da Lata; o prefeito Aurélio Goiano (Avante), e representando o Poder Judiciário, a juíza Eline Salgado.
Antes de iniciar a solenidade, a Banda Legis, que é formada por servidores da Casa de Leis, fez uma apresentação embalada por hits da MPB, do Pop Rock Nacional, clássicos da música paraense e canções gospel. Já a cerimônia iniciou com as bênçãos proferidas pelo Padre Cosme Ferreira e o Pastor Gerardo Teixeira.

União e trabalho
Todos os 17 vereadores estiveram presentes na solenidade e discursaram em tom de harmonia, assim como o prefeito Aurélio Goiano e a juíza Eline Salgado.
O presidente da Casa de Leis ressaltou que a harmonia entre os poderes é fundamental para o fortalecimento da democracia e demonstra que todos compartilham do mesmo objetivo, que é servir ao interesse público com ética, transparência e compromisso com o bem comum. Ressaltou também que o sucesso de uma administração não depende apenas do chefe do Executivo, mas de um time unido, competente e disposto a servir com ética.
“O respeito, a pluralidade de ideias e a busca pelo consenso são essenciais para uma política saudável e propositiva. Que o debate democrático seja nossa ferramenta e que a união em prol do bem comum seja nossa força. Essa Casa Legislativa tem um papel fundamental no desenvolvimento do município e somente com o trabalho conjunto, respeito às diferenças e dedicação ao povo podemos honrar a confiança que nos foi dada. Que cada um de nós, seja no poder Legislativo, no Executivo, no Judiciário ou na sociedade civil possa dar sua contribuição para tornar nosso município mais próspero e mais justo”, enfatizou.
O prefeito Aurélio Goiano ressaltou que também quer trabalhar de forma integrada com a Câmara Municipal, para proporcionar uma cidade com qualidade de vida para a população. “Todas as portas de todas as secretarias estão abertas, vocês são meus convidados”, destacou. O prefeito ainda fez um anúncio em primeira mão durante seu pronunciamento: “Parauapebas será a primeira cidade do estado a ter transporte coletivo de graça para toda a população”, informou sem dar mais detalhes sobre a medida.
A juíza Eline Salgado destacou a necessidade dos poderes trabalharem juntos, mesmo que tenham diferenças. “Eu acho importante as instituições conversarem. Acho importante nós trocarmos ideias. Não importa de qual partido vocês são, o que é importante hoje é que todos vamos nos manter unidos, para que nós consigamos melhorias para esta cidade, seja fora ou aqui. Não precisa atacar, a conversa é a melhor forma de resolver”, aconselhou.
Os demais vereadores seguiram seus discursos no mesmo tom de harmonia, união e parceria.
Após os pronunciamentos, o presidente Anderson Moratorio encerrou a solenidade e convocou os vereadores para a sessão ordinária desta terça-feira (18/02).
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025
Comentários com Facebook