Pista de skate, ciclismo e caminhada, quadras poliesportivas (de areia, vôlei, basquete e futebol de salão), academia ao ar livre, parquinho para as crianças, áreas de jogos, patinação e para zumba. Esses são alguns dos espaços disponíveis no Complexo Turístico e Parque dos Ipês, locais que já viraram referência para aqueles que gostam de praticar os mais variados esportes e movimentar o corpo.
Na semana em que é celebrado o Dia do Esportista (19 de fevereiro), destacamos a importância desses parques, executados pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), para a prática de esportes e qualidade de vida das pessoas.

Além disso, os locais também oferecem ambientes acessíveis para contemplação do pôr do sol, praça de alimentação, feirinha, espaço cultural, área de patinação, área de jogos, quiosques, bosque formado por árvores frutíferas e áreas de convivência. Juntos somam, ao todo, 178 mil metros quadrados de área.
Parque dos Ipês
Com área total de 28 mil metros quadrados, o parque foi entregue à comunidade, ainda, em junho de 2022 como parte das obras da primeira etapa do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado.
“Aqui, incentivamos a prática de esportes como handebol, futebol, vôlei, queimada, ciclismo e esportes radicais, proporcionando um ambiente adequado para a atividade física. Além disso, fortalecemos o esporte por meio de parcerias com instituições, Organizações Não Governamentais (ONG’s), projetos esportivos e outras secretarias do município, ampliando o acesso ao esporte para todas as faixas etárias”, explica a coordenadora do Parque dos Ipês, Mikaely Fernandes, complementando que objetivo é fazer do local uma referência para o desenvolvimento esportivo e a qualidade de vida da comunidade.

Localizado às margens da PA-160, no bairro Tropical, o parque é fechado apenas às segundas-feiras para limpeza e manutenção e aberto para população das 7h às 21h, com acesso gratuito e controlado. Para o agendamento de eventos e utilização de alguns dos espaços, a comunidade pode entrar em contato via mensagem de WhatsApp pelo telefone: (94) 9 8129-2656.
Complexo Turístico
Com área total de 150 mil metros quadrados, o local foi inaugurado em dezembro de 2022, fruto de uma parceria financeira entre a gestão municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte da primeira etapa do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco.
O espaço também se destaca na área ambiental por estar inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco e ser localizado ao lado da Unidade de Conservação (UC) Morro dos Ventos.

Localizado na região central da cidade, no bairro Beira Rio, o local também é fechado às segundas-feiras para limpeza e manutenção e aberto para população das 6h às 11h e das 16h às 22h, com acesso gratuito e controlado.
O agendamento para a utilização de alguns espaços e realização de eventos como aniversários, ensaios fotográficos, piqueniques e outros, pode ser feito pelo WhatsApp: (94) 9 9182-4366.
“Nossos espaços têm sido amplamente utilizados, não só para prática esportiva, mas também como ponto de socialização e qualidade de vida para a população de Parauapebas”, comenta a coordenadora do complexo, Kairoene Viana.
Comentários com Facebook