Vale esteve reunida nesta quarta-feira, 13/4, a convite do Conselho Municipal de Política Cultural, com membros da entidade e profissionais do segmento de música, artes cênicas e audiovisual. Na pauta do encontro, a apresentação da política cultural da empresa e a implantação do Centro Cultural de Parauapebas.
Segundo o presidente do Conselho, Girlan Pereira da Silva, o objetivo da reunião foi ouvir a Vale sobre o status do Centro Cultural e compreender a política da empresa com relação à cultura. “A reunião foi muito positiva. Foi feita uma conversa institucional e se tem muito a se avançar a partir desse diálogo, para o fortalecimento da cultura”, declarou ele.
O evento contou ainda com a presença do novo secretário municipal de Cultura, Marcelo Eduardo Costa. “Essa reunião é justamente um pontapé inicial no sentido de fortalecer as parecerias iniciativa privada, poder público e sociedade civil para o fomento as manifestações culturais de Parauapebas”.
Dentro da política de cultura da Vale apresentada durante a reunião, está o apoio a projetos que fomentem o acesso à cultura, promovam a cultura indígena e de comunidades tradicionais ou que busquem a valorização do patrimônio e da identidade cultural e a formação musical. Linhas de atuação que vem ampliar os segmentos contemplados e fortalecer a valorização da cultura local e a troca entre os territórios.
Já o Centro Cultural de Parauapebas, projeto fruto de acordo com o Ministério Publico, está em fase de obras. O centro irá funcionar no loteamento Alvorá e terá salas de música, biblioteca, sala de dança, sala de audiovisual, depósitos, sala de projeção e um teatro com capacidade para 200 pessoas, conforme as exigências estabelecidas junto ao MP. A previsão de conclusão é no próximo ano. Na próxima semana, os membros do Conselho visitam o local das obras e conhecem melhor o projeto in loco.
Comentários com Facebook