O Relatório de Registro Mercantil, feito pela Junta Comercial do Pará (Jucepa), aponta que em 2022, 31.166 mil mulheres estavam à frente de negócios, número que aumentou em comparação a 2020 (30.489) e 2019 (25.969).
Atualmente, no Pará, existem mais 109 mil empreendimentos no estado do Pará, e deste universo, 38,90% são liderados por mulheres.
A presidente da Jucepa, Cilene Sabino, diz que “ainda que seja um porcentual menor que dos homens, não deixa de ser significativo, pois é crescente e ainda considerando que as mulheres atuam em múltiplas tarefas, assumem diversas funções, não só na economia, mas nos formatos das famílias” .
Entre as atividades chefiadas pelo segmento feminino em 2022, lidera o comércio de artigos de vestuário e acessórios, com12,21%, seguido por cabeleireiros, manicure e pedicure com 5,21%, e em terceiro lugar Promoção de vendas, com 5,11%, e em quarto lugar, restaurantes e similares com 4,18%.
“ É importante incentivar, fortalecer o empreendedorismo, buscar cada vez mais a desburocratização, para que os informais busquem a formalização de seus empreendimentos, e com isso todo o ciclo se fortaleça, e dialogar sobre economia em todas as suas perspectivas e a Jucepa tem buscado diversas ferramentas para ampliar a inclusão dos empreendedores no mercado formal. Destaco a Junta 100% digital, o retorno dos canais de atendimento de telefone, o call center, o chat, o serviço de suporte ao usuário, a carteira de identidade do empresário”, complementa Sabino.
O empreendedorismo feminino aumentou durante e pós-pandemia, como é o caso de Gabrielly Reis, de 23 anos, mãe solo, que encontrou a oportunidade de crescimento no mercado virtual.
Fonte: G1 PA
Comentários com Facebook