Primeira quinzena de janeiro já teve 13 novos casos registrados.
Em 2014, o CTA registrou 245 casos e 20 mortes nos municípios atendidos.
O aumento do número de casos de Aids no município de Marabá, sudeste do Pará, vem chamando a atenção das autoridades de saúde. Somente na primeira quinzena de janeiro deste ano, 13 novos casos da doença já foram registrados.
Em 2014, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) confirmou 21 mortes em consequência da doença e teve notificados 245 casos do vírus na cidade e em outros 20 municípios atendidos pelo Centro. De acordo com CTA, o número representa um aumento de 41% em relação aos registros de 2013.
Uma vendedora, que prefere não se identificar, contraiu a doença há dois anos. Ela relata que manteve relações sexuais com o companheiro sem o uso de preservativo. “Eu falei para ele: ‘Olha, eu não tenho raiva de você, eu tenho raiva de mim que não me preveni’. O erro não é de quem passou, é de quem recebeu porque não se preveniu”, diz.
Para conter o avanço do vírus em Marabá e nos municípios vizinhos, a Secretaria de Saúde prepara uma campanha de combate à Aids com foco principalmente no período de carnaval.
Do G1 PA
Comentários com Facebook