Quem visita a Amazônia Brasileira tem a oportunidade de conhecer diferentes manifestações culturais. Do Círio de Nazaré aos famosos circuitos bregueiros em Belém, como os “Bailes da Saudade”; do Festival de Parintins, no Amazonas, ao Festival dos Botos, em Alter do Chão, no Pará, todos eles são frutos da contribuição dos povos que formaram a região.
A fim de relacionar essas festas populares com suas repercussões sociais, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá uma palestra on-line e gratuita na próxima quinta-feira, 20/10, no YouTube, com a participação do Doutor em Ciência Social pela Universidade São Paulo, Antonio Maurício Dias da Costa.
Durante o encontro virtual, o pesquisador apresentará uma perspectiva antropológica das festas populares em geral, religiosas, efemérides, recreacionais, espetaculares, dentre outras, considerando a sua particularidade cultural amazônica ao longo da história das populações da região e, assim, problematizando a relação entre a dimensão ritual e sua vinculação às relações de poder e ao campo dos direitos civis.
Serviço
O quê? Palestra “Festas populares na Amazônia: trocas rituais e exercícios de cidadania”.
Quando? 20 de outubro, das 19h às 21h.
Onde? Canal da Casa da Cultura no YouTube.
Quem pode participar? Qualquer pessoa com interesse no assunto e acesso à internet.
Comentários com Facebook