A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Parauapebas (Compdec) tem se destacado nacionalmente pela experiência no envio de alertas públicos, aquelas mensagens de texto que os moradores recebem ao enviar o CEP da cidade para o número 40199, mantendo informados sobre eventos climáticos na região.
Devido a esse reconhecimento, o servidor Francisco Félix Siqueira Tarller, que é coordenador de Gestão de Risco e Desastres da Compdec, foi convidado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do governo federal, para integrar a equipe responsável pela implantação do novo Sistema de Alerta Precoce, utilizando a tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast). A ferramenta emite alertas sonoros e visuais diretamente para os celulares, informando sobre a iminência de riscos de desastres.
No início de abril, Félix esteve no estado de Sergipe, em Aracaju, compondo a equipe que está conduzindo a capacitação das defesas civis nos estados do Nordeste. Nessa etapa, cada equipe ficou responsável por apresentar a ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA), treinar os agentes sobre o uso, elaborar o Protocolo Operacional Padrão (POP) e, por fim, realizar uma demonstração de alertas utilizando a ferramenta DCA.
“A grande diferença é que agora o alerta chega para todos os celulares, mesmo sem cadastro prévio. A mensagem surge como um pop-up com som e vibração de até 10 segundos, garantindo tempo hábil para que a população se proteja”, explicou Félix.
A ação começou de forma piloto em 11 municípios das regiões Sul e Sudeste, sendo expandida em dezembro de 2024 para todos os estados dessas regiões. Agora, o processo avança para a nacionalização da ferramenta, com implementação prevista nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
“Sinto orgulho de representar a Defesa Civil de Parauapebas neste momento tão importante. É uma oportunidade de levar nosso conhecimento, trocar experiências com outros municípios e cumprir a missão maior de salvar vidas”, destacou Félix.
Texto: Sara Nascimento
Comentários com Facebook