
Na ocasião, a empresa Vale, apresentou os PAEBMs das barragens Jacaré, Kalunga, Estéril Sul e Pera Montante, localizadas dentro da área da mineradora, que operam normalmente, conforme as adequações da Resolução N° 95/2022, da Agência Nacional de Mineração (ANM).
“A interação entre empresa e Defesa Civil é muito importante para troca conhecimentos e também sobre o aspecto legal, a própria resolução afirma que o PAEBM deve ser elaborado em conjunto entre Vale, Compdec e com participação da comunidade”, declara Eudes José Melo de Barros, engenheiro da área de PAEBM da Vale.
O coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, acompanhado da equipe de técnicos do órgão, reforçou a relevância do momento. “Nosso trabalho também envolve a geração de produtos que beneficiem o município”, afirma.

Ainda durante o encontro, foi apresentado pela mineradora o cronograma de ações que contam com a interação com trabalhadores, comunidade e Defesa Civil, por meio de exercícios simulados e palestras como ações protetivas.
“O trabalho integrado entre as equipes é essencial para o sucesso de todas as ações preventivas previstas também no Plano de Contingência do Município de Parauapebas (Plancon), que além de reforçar a cultura de prevenção, estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, alerta, alarme, fuga, socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais em situações de desastres”, complementa Érick.
O Plancon está em fase de revisão e toda a população pode participar por meio da Consulta Pública disponibilizada aqui no portal da Prefeitura de Parauapebas até o dia 21 de julho.
Comentários com Facebook