“Uma cidade que me recebeu de braços abertos”, definição dada a Parauapebas pelo delegado Thiago Carneiro, que esteve à frente das ações da Polícia Civil em Parauapebas, tendo sido diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil, cargo que agora é assumido pelo delegado Gabriel Henrique Alves Costa.
Thiago Carneiro diz que daqui levará importantes aprendizados e a convicção de que trabalhar em parceria traz ótimos resultados. “Desde o início busquei a parceria com a imprensa, que foi coesa na divulgação de nossas ações e nos alertas; também trabalhei para trazer a comunidade para perto da polícia, encorajando a fazer denúncias e a participar de ações preventivas; outra importante parceria foi com a polícia militar e outros órgãos de segurança pública como, por exemplo, departamento de trânsito e corpo de bombeiros”, salienta Thiago Carneiro comunidade, contando ainda da cooperação de órgãos como o Conselho Tutelar Da Criança e do Adolescente.
O jovem Delegado Thiago Carneiro assumiu a coordenação da Polícia Civil em Parauapebas ainda no primeiro semestre de 2015, ano que ele avalia como positivo para a segurança no município; com vários acontecimentos na estrutura da polícia e diz que seu primeiro ano de experiência foi um aprendizado. Um dos obstáculos que ele aponta é a deficiência na internet que dificulta o registro de ocorrências online como, por exemplo, perda de documentos. Fora esses fatores, ele qualifica como bem positivo, propiciando à Polícia Civil ser atuante como nunca havia sido, saindo às ruas e fazendo prisões, representando com medidas cautelares o que contribuiu para os índices da criminalidade principalmente os mais graves.
Redução no número de homicídios, ações no combate ao tráfico, prisões de vários estupradores, combate a roubos e furtos e atuação investigativa na elucidação de crimes e outras ações criminosas são dados que ele diz ser possível sentir nas ruas.
A Polícia Civil em Parauapebas é composta por 23 policiais, sendo cinco escrivães, seis delegados e 11 investigadores. Número que Thiago Carneiro diz ser suficiente, mas almeja que seja aumentado para que possam prestar ainda um melhor serviço à população. A solução ele vê no concurso que ocorrerá ainda este ano, com 150 vagas para delegados de polícia, 300 para investigadores e escrivães.
Uma de suas lutas neste momento era a implantação da RISP (Região Integrada de Segurança Pública), desvinculando da Superintendência de Polícia de Marabá e ficando ligado diretamente a Belém. Fato que ele diz dar mais independência e agilidade nos trabalhos da polícia no município. Trata-se de uma regional que agregará os comandos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar e DETRAN. Com isso os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás ganham autonomia e mais efetivo além de equipamentos específicos e necessários como, por exemplo, um helicóptero.
Sucessão – Thiago Carneiro é sucedido pelo delegado Gabriel Costa; este estava no cargo de Superintendente da Polícia Civil na Regional do Alto Xingu, com sede em São Félix do Xingu, desde julho de 2014. Ainda não foi informado para onde será transferido o delegado Tiago Carneiro, que, segundo fontes da Polícia Civil, goza de ótima credibilidade na Instituição.
Redação do Chocopeba
Comentários com Facebook