A Central do Disque Denúncia Sudeste do Pará divulgou, nesta segunda-feira (20), balanço das denúncias referente ao período entre janeiro e maio deste ano, no qual foram registradas 3.239 ligações, 1.310 atendimentos e 1.929 denúncias. Os municípios de onde ocorrem mais denúncias são Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Piçarra, Canaã Dos Carajás, Xinguara, Rio Maria, Castanhal, Itupiranga, Altamira, São Domingos Do Araguaia, Açailândia (Maranhã), Paragominas, Colinas (Maranhão) e São João do Araguaia. Houve, inclusive, informação acerca de crime ocorrido em Calçado, no Estado do Pernambuco.
“Saímos de 707 ligações e saltamos para 1.045 ligações, onde obtivemos um aumento de 48% das denúncias em comparação ao mesmo período de 2015”, informou a coordenadora, Hellen Araujo. Dentre os bairros mais denunciados em Marabá, o Núcleo Nova Marabá lidera o ranking com 43% das denúncias, seguido pela Velha Marabá (7%), Bairro Liberdade (5%), Residencial Tiradentes (4%), Cidade Nova (3%), Novo Horizonte (3%), Amapá (3%), São Felix I (2%), São Felix II (2%) e Bairro Araguaia (2%).
No Município de Parauapebas houve um aumento de 15% das denúncias, com acréscimo de 1.904 para 2.194 ligações. Dos Bairros mais denunciados estão Cidade Jardim (12%), Rio Verde (8%), Liberdade I (7%), Da Paz (7%), Cidade Nova (6%), os Bairros Betânia e União com 4%, Primavera, Liberdade II e Novo Horizonte com 3% das denúncias.
O crime mais denunciado é o tráfico de drogas, seguido de poluição sonora e reclamações de produtos ou serviços defeituosos. Do total de denúncias registradas na Central do Disque Denuncia Sudeste do Pará, no período citado, 82% são de caráter investigativo e 18% tratava-se de denúncias imediatas, 40% das denúncias recebidas são provenientes de mensagens no aplicativo Whatsapp.
As denúncias anônimas de caráter imediato recebidas pela Central do Disque Denúncia Sudeste do Pará auxiliaram a recuperar, apreender ou localizar quatro unidades de armas de fogo e componentes, sendo uma espingarda cartucheira, três revólveres calibre 38, três munições calibre 38 e uma munição calibre 20; 28 pássaros Silvestres; sete cadáveres; 65 pedras de Crack e duas trouxas de Maconha. Foram recuperados, ainda, joias roubadas. Vinte e seis pessoas foram presas e uma detida, 12 telefones celulares recuperados e R$ 172,00 provenientes de práticas criminosas. Nove motocicletas e um automóvel foram apreendidos.
Em se tratando das denúncias de caráter investigativo, através dos relatórios confeccionados pelo Setor de Análises e Estatística da Central, as informações culminaram no desenrolar da Operação Hypnos, deflagrada pela Polícia Militar em Marabá, onde 14 crimes de trânsito foram atendidos e, em decorrência deles, três pessoas foram presas. Uma pessoa foi presa no em dois atendimentos por porte ilegal de arma de fogo e uma arma apreendida. Na ação foram apreendidos, ainda, três veículos apreendidos. Por fim, a Polícia Militar realizou 202 abordagens, apreendeu 72 automóveis, 173 motocicletas, fiscalizou 49 bares, dos quais 13 foram fechados, e 26 casas noturnas fiscalizadas, dentre as quais quatro foram fechadas.
O Disque Denúncia Sudeste do Pará atende todos os 39 municípios da região e possui duas centrais, uma em Marabá e outra em Parauapebas. As centrais operam entre os horários de 08h e 20h, de segunda-feira a sábado, e atende pelos telefones: (94) 3346-22550 e (94) 3312-3350. No mês de Maio de 2015 foi implantado o novo canal de atendimento, o Whatsapp Disque Denúncia (94 98198-3350)
(Ascom/Disque Denúncia)
Comentários com Facebook