O derrocamento do Pedral do Lourenção, obra essencial para viabilizar a Hidrovia Tocantins entre Marabá e o porto de Barcarena – já teve o seu Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para que o órgão autorize a licença de instalação para o início das obras, exige-se a realização antes de cinco audiências públicas, nos municípios de Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna Tucuruí e Baião.
Finalmente, já se sabe que as audiências terão início a partir da primeira quinzena do mês de Junho.
Com isso, a previsão é de que a licença de instalação, que autoriza o início das obras, seja expedida no final de 2019.
Em consequência, as obras devem começar somente em março de 2020.
A DTA Engenharia, empresa que realizará a derrocagem, e a Setran (Secretaria de Transportes do Estado) devem anunciar nos próximos dias as datas exatas de cada reunião nos municípios citados.
O prefeito de Itupiranga, José Milési (foto), que sempre considerou o ano 2020 como a data mais segura para o início das obras, destaca a complexidade das exigências impostas a um empreendimento da envergadura da canalização do Pedral do Lourenção como fator de postergação do cumprimento das diversas etapas já superadas.
“A troca de informações sobre as ações em andamento é fundamental para o alinhamento do planejamento na área a ser trabalhada. Sabemos que é preciso nivelar com muito cuidado as informações sobre o setor por meio de um debate entre agentes públicos e privados para que todos contribuam para o melhor uso e aproveitamento da hidrovia a surgir depois da derrocagem e da dragagem do Tocantins”, relata Milési.
Entusiasta da navegação em hidrovia, o prefeito demonstra bem mais otimismo com a realidade do empreendimento devido ao envolvimento direto do governo do estado.
“O governador Helder puxou para si a luta pela hidrovia, tornou-se aliado fundamental e está dando provas disso colocando o Estado à frente das ações, ao contrário de tempos anteriores onde só quem colocava a cara à tapa eram as prefeituras e as comunidades do entorno. Nosso governador está lado a lado com a gente”, enfatiza Milési.
O prefeito lembra que “antes a sociedade regional praticava um discurso quase que generalizado, mostrando vantagens e benefícios que a hidrovia traz em relação aos modais ferroviários e rodoviário, mas, de outro lado, parecia que se lutava para impedir de forma quase maquiavélica que ela realmente fosse implantada. Com a ascensão política de Helder, primeiro nos Ministério do governo Temer e, agora, governador, é possível afirmar que nosso sonho de ter uma hidrovia está para ser realizado”, disse José Milési.
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