O aparecimento de cerca de 30 arraias mortas na areia da Praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia, chamou a atenção de banhistas e moradores da cidade. O crime ambiental está sendo investigado, mas o autor ainda não foi identificado.
As fotos das arraias mortas circularam nas redes sociais, postadas após os peixes cartilaginosos marinhos serem encontrados por um pescador na manhã da última segunda-feira (11).
De acordo com o relato de moradores, o município não tem nenhuma estrutura para fazer uma fiscalização que possa evitar que crimes ambientais como esse seja combatido, principalmente na temporada do veraneio, quando as ilhas que ser formam no Rio Araguaia, são povoadas por veranistas vindos de vários estados e muitos deles praticam a pesca indiscriminada.
Até o fechamento desta edição, os culpados pelo crime ambiental não foram identificados e não há qualquer informação de como as arraias foram parar na areia da Praia das Gaivotas, que no último fim de semana recebeu um grande fluxo de banhistas que repudiaram a mortandade dos animais.
O morador de Conceição do Araguaia, Paulo Neto não descartou a possibilidade de alguém ter pescado as arraias em outras partes do rio e jogado os animais na areia da praia. “Nunca me deparei com uma situação como essa por aqui. Para pescar, muitos pescadores colocam redes no rio, então, acredito que essas arraias na rede e depois desovadas na praia. É uma agressão ao Meio Ambiente”, avalia o morador.
Dinho Santos
Comentários com Facebook