Na sessão ordinária desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 162/2022, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que institui no calendário oficial de eventos de Parauapebas o Dia Municipal do Clube de Aventureiros, a ser celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de maio. De acordo com o autor, a data foi escolhida porque é quando se celebra também o Dia Mundial da Criança Adventista.
“São realizadas atividades comemorativas de cunho interno e social com os membros do clube de aventureiros em todo o mundo. Logo, se faz necessário incluir no calendário oficial do município, para dar mais visibilidade a este importante trabalho social em nossa cidade”, argumentou Josemir Santos.
Justificativa
Na justificativa da proposição, o vereador informa que o Clube de Aventureiros ou Clube de Tições é um programa para crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia semelhante ao Escotismo, criado em 1972. Inspirado no seu “irmão mais velho”, o clube é um programa focado na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos.
“O clube tem o objetivo também de ajudar as famílias na educação desses pequenos a desenvolverem a parte física, emocional e social. Eles têm como um dos princípios o voto do aventureiro, que resume-se à seguinte frase: ‘Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor’. No mundo, são aproximadamente dois milhões de desbravadores e um milhão de aventureiros, em 90 mil sedes, de 160 países”, relatou.
O Clube de Aventureiros recebe crianças de 6 a 9 anos, enquanto no Clube de Desbravadores as idades são de 10 a 15 anos. Tendo como foco saúde física, emocional e espiritual, os encontros ocorrem aos domingos pela manhã em mais de 10 mil clubes mantidos pela Igreja Adventista em todo o mundo.
Atualmente, a abrangência do trabalho é de nível mundial, tendo mais de 1,3 milhão de membros inscritos no Clube de Aventureiros. Na América do Sul existem mais de 7 mil clubes, com o total de 147 mil crianças sendo acolhidas por esse trabalho. No Pará, totalizam-se 364 clubes, com 7.500 crianças matriculadas.
Aprovação
O Projeto de Lei nº 162/2022 foi aprovado em plenário pelos demais vereadores e enviado para sanção pelo Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina/AscomLeg2022
Foto: Felipe Borges
Comentários com Facebook