A Usina da Paz Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, iniciou na noite desta terça-feira (02) um curso para novos músicos da Sinfonia da Paz, orquestra criada em 2022 por iniciativa da UsiPaz, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Canaã e a empresa de construções Traterra. O objetivo é oferecer oportunidade de inclusão social e cultural aos moradores do município, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região.
Por meio da parceria foi possível comprar 30 instrumentos musicais – violino, piano digital, saxofone, violoncelo, trompete, flauta, clarinete, tuba, trompa, bateria e outros instrumentos de percussão -, em sete meses de existência da “Sinfonia”. Atualmente, a orquestra tem a parceria da empresa de construção Barbosa Melo, que faz a manutenção dos instrumentos, e se responsabilizou pela compra de mais instrumentos, pelo sistema de som e pagamento dos instrutores.
O coordenador-geral da UsiPaz Canaã dos Carajás, Herick Bruno Carvalho, contou que a orquestra Sinfonia da Paz contribui com a democratização da cultura ao permitir o acesso à música clássica em comunidades vulneráveis. “Trabalhar a música clássica em comunidades de vulnerabilidade é formar não somente músicos, mas também pessoas com sensibilidade, valores e determinação. Em sete meses de projeto colecionamos histórias de pessoas que estavam há anos sem tocar um instrumento ou de pessoas que sempre sonharam em tocar um, mas era inacessível para elas por diversas situações, seja econômica ou por falta de oportunidade”, informou o gestor.
Desde sua criação, a orquestra possibilitou o ensino a mais de 50 alunos e realizou seis apresentações, inclusive para integrantes do Governo do Pará, permitindo que alunos e músicos interagissem e formassem grupos ou participassem de grupos já existentes. A orquestra teve ainda quatro alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e do Espectro Autista (TEA), e o maestro e professor João Batista é uma pessoa com autismo.
Oportunidades – Risia Maria Araújo, 39 anos, é aluna desde o início da Sinfonia da Paz e já participou de apresentações. “Essa oportunidade para mim foi extraordinária. Gosto muito de música. É uma honra ser uma componente da orquestra. Me ajudou bastante, tanto na música quanto no profissional”, disse Risia.
Já o bibliotecário e músico amador Felipe de Jesus, 28 anos, natural de São Luís, no Maranhão, mora em Canaã dos Carajás por conta do trabalho, e entrou no curso para a orquestra neste ano. “Assim que cheguei na cidade busquei na internet sobre os projetos disponíveis no município, e foi quando encontrei a Usina com a proposta da orquestra. Estou no projeto há pouco mais de um mês e, como já sei música, consegui participar de duas apresentações”, contou Felipe.
O músico também ressaltou a relevância cultural da orquestra em Canaã dos Carajás. “Acho o projeto de extrema importância sociocultural porque o município carece de incentivos à cultura musical. A UsiPaz, além de acolher os músicos que vêm de fora, como foi o meu caso, também possibilita que mais músicos surjam no município. Além disso, a comunidade é beneficiada com apresentações de música instrumental”, acrescentou o bibliotecário.
Serviço: As inscrições continuam abertas para o curso e podem ser feitas na recepção da UsiPaz Canaã dos Carajás, localizada na Avenida D, ao lado da nova Câmara dos Vereadores, no bairro Ouro Preto, em Canaã dos Carajás. As vagas são limitadas e as aulas ocorrem três vezes por semana, à noite, voltadas para pessoas a partir de 15 anos.
Comentários com Facebook