Na manhã desta terça-feira (25), órgãos da prefeitura de Canaã dos Carajás em parceria com a concessionária de energia do Pará, Equatorial, reuniram-se com as empresas provedoras de internet sobre a normatização do uso dos postes de energia e regras de segurança nessas atividades. A ação também visa combater a instalação de internet clandestina no município. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal.
Na oportunidade, seis empresas de telecomunicação participaram da reunião. A ação foi promovida pelo Código de Posturas e teve apoio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), procuradoria e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Finanças, Segurança Pública Viária e Obras. A Aciacca também participou da conversa.
De acordo com o Código de Posturas, além da poluição visual, o trabalho não-normatizado em uma rede compartilhada que envolve postes de energia em alta tensão, pode causar acidentes graves e óbitos aos trabalhadores de telecomunicações e pedestres. “Para prevenir acidentes, a instalação do cabeamento de fibra óptica precisa seguir normas rígidas. Por mais que a administração dos postes não seja de responsabilidade da prefeitura, temos dever para com a promoção do bem-estar urbano de Canaã e precisamos acompanhar as atividades”, afirmou Valdevino Carvalho, representante do órgão.
Durante a reunião, a Equatorial informou que Canaã dos Carajás está entre as oito cidades paraenses com maior infraestrutura de internet banda larga instalada. O uso dos cabos de telecomunicação por meio dos postes de energia é a via mais comum para distribuir internet nas residências brasileiras. A empresa se prontificou a auxiliar os provedores na normatização dessas instalações.
Texto: Vinícius de Paula / Foto: Diego Barbosa
Comentários com Facebook