Em relação ao questionamento da reportagem quanto ao Orçamento de Canaã e as medidas de enfrentamento à Covid-19, é importante esclarecer que:
O valor do Orçamento citado na matéria, de mais de 1 R$ bilhão, refere-se à Lei Orçamentária (LOA) aprovada no ano passado, para a execução neste ano. Como é sabido, a LOA apenas estima as receitas para o ano corrente seguinte, e fixa as despesas. As medidas necessárias de enfrentamento à pandemia tem gerado uma queda de arrecadação em todos os municípios, estados e também no governo federal. Em Canaã, prevendo esse impacto, a prefeitura já havia determinado o contingenciamento de 30% do Orçamento e, mais recentemente, o município também prorrogou o prazo para pagamento de alguns tributos municipais, com o objetivo de auxiliar os empreendedores nesse momento. Portanto, não é correto afirmar que a administração contará com esse Orçamento estimado neste ano.
Além das medidas acima citadas, o município já estuda remanejar parte do Orçamento previsto para outras áreas para medidas de enfrentamento na Saúde. Como a maior parte dos municípios brasileiros de pequeno e médio porte, Canaã conta com um serviço de saúde de baixa complexidade, focado na atenção básica, e que conta com a rede regional para a média e alta complexidade. Ainda assim, Canaã tem hoje um Hospital Municipal estruturado, que atende inclusive outros municípios da região, e montou uma Unidade de Internação (Hospital de Campanha) exclusivamente para os casos suspeitos e com diagnóstico de Covid-19, que conta com 20 leitos e já está sendo ampliado para atender até 40 pessoas. Tal medida é importante até para auxiliar a rede regional, que como em todo o país, tem sofrido com a sobrecarga nesse momento.
No enfrentamento à Covid, o município também vem realizando ampla testagem e isolando todos os pacientes com diagnóstico positivo. Essa medida, orientada pelas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que o município detecte o cenário atual de evolução da doença e evite que pessoas com sintomas leves disseminem o vírus.
Comentários com Facebook