Como alternativa de proporcionar ainda mais tranquilidade à população, a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) da Prefeitura de Parauapebas fará a interligação dos semáforos, com equipamentos de fiscalização eletrônica e câmeras de videomonitoramento, formando um cerco eletrônico para garantir aos proprietários de veículos mais segurança.
“Esse governo tem se preocupado, acima de tudo, com a segurança viária. E não podemos deixar de fazer o planejamento devido com antecedência”, diz o titular da Semsi, Wanterlor Bandeira.
Para alertar os motoristas sobre os novos equipamentos, uma campanha educativa já está nas ruas, com os personagens “Sinal e Pardal”, como defensores da vida no trânsito. Quem respeita o sinal, não precisa se preocupar com o pardal: é a mensagem que a dupla transmite para os condutores.
A fiscalização dos equipamentos é de competência do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e conta com a participação do Centro de Controle e Operações (CCO). “Temos ciência de que o índice de furto de motocicletas e veículos de modo geral é muito grande no município. A partir do momento em que essas placas dos veículos furtados forem comunicadas ao CCO, serão cadastradas, possibilitando que o sistema acompanhe por onde esse veículo tem transitado, facilitando o trabalho da Polícia Militar e DMTT na recuperação deste veículo”, explica o diretor do DMTT, Glauber Mota.
Quanto ao funcionamento do sistema, Glauber Mota reforça que o mesmo somente começará após sensibilização dos condutores realizada pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET). “Os equipamentos foram instalados, o Inmetro está fazendo a aferição, teremos uma campanha educativa para que a população esteja ciente que o avanço de sinal é uma infração de trânsito e que gera um risco de dano muito grande”, pontua o diretor.
De acordo com o DMTT, o sistema foi instalado em pontos estratégicos de Parauapebas, como, por exemplo, nas saídas de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Palmares.
Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Bruno Cecim
Comentários com Facebook