O Dia de Campo de Piscicultura realizado na sexta-feira, 6, pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) foi marcado pela troca de experiências entre pequenos produtores de peixes de Parauapebas, que almejam ampliar sua produção e contam com o apoio da prefeitura, e a entrega de novos equipamentos para a equipe técnica do programa de piscicultura.
“Um só equipamento consegue fazer quatro análises ao mesmo tempo. Eles são de última geração e facilitarão muito o nosso trabalho, teremos condições de atender mais produtores, com um intervalo menor de tempo e com dados fidedignos”, afirma a zootecnista Natália Medeiros, coordenadora do programa de piscicultura
A entrega dos equipamentos é mais um dos investimentos realizados pelo governo municipal para profissionalizar e ampliar ainda mais a produção de peixes no município, cujo mercado interno ainda é abastecido em 50% com peixes produzidos em outras localidades.
“Os equipamentos auxiliarão nossos técnicos a fornecerem diagnósticos mais precisos, contribuindo diretamente para a qualidade do produto. Além disso, vamos trabalhar a partir de agora em intervenções e ajustes técnicos nos tanques de piscicultura que mapeamos no primeiro semestre e iniciaremos o processo de orientação para o licenciamento ambiental, que é fundamental para comercializar o peixe”, explica o titular da Sempror, Milton Zimmer.
O evento foi realizado na PA Rio Branco, no propriedade de Daniel dos Santos, que destacou a importância do apoio recebido pela Sempror. “Comecei a produzir peixes sem apoio técnico, tive prejuízos. Depois que procurei a secretaria de agricultura e comecei a ser atendido pela equipe do peixe, conseguimos melhorar muito! Nosso peixe se desenvolveu e tivemos mais resultado”, pontua o produtor.
Texto: Karine Gomes
Fotos: José Piedade
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
Comentários com Facebook