As Escolas Públicas de Serra Pelada, município de Curionópolis, programaram para o mês de outubro, ações educativas de prevenção e combate ao consumo de álcool e drogas.
Buscando melhor enriquecer as ações, construíram o projeto: “Prevenção e combate ao consumo de álcool e drogas em Serra Pelada”. Para tanto, como a equipe do Programa de Educação Ambiental do Complexo Minerador de Carajás (PEA/Carajás), vem desenvolvendo atividades educativas ambientais (Assessorias, Oficinas e Apoio), junto ao sistema público de ensino e também na comunidade, foi sugerido, pela coordenação de ensino das Escolas de Serra Pelada, um apoio que pudesse auxiliá-los no desenvolvimento do Projeto.
Assim, objetivando ter-se um maior êxito na proposta de apoio, a equipe do PEA/Carajás, desenvolveu uma palestra intitulada “Jovem sadio é jovem sustentável”, enfocando a necessidade de estarmos sadios, livres do uso de álcool e drogas, para podemos construir um mundo mais sustentável.
Nessa perspectiva, a equipe PEA/Carajás, entrou em contato com membros do Grupo Terapêutico Narcótico Anônimo (NA), para enriquecer as palestras com relatos de experiências buscando assim melhor conscientizar os escolares e seus educadores.
Assim, no dia 08 de outubro foi realizado um momento de sensibilização juntos aos educadores de Serra Pelada ficando marcado para o dia 27 do mesmo mês palestras junto as Escolas, a saber: E.M.E.F. Ângela Bezerra (8 horas), E.M.E.F. Maria Berlarmina (10 horas) e E.M.E.F. Rita Lima (13 horas).
A fala da coordenadora de ensino pode representar o que foi esse momento para a comunidade de Serra Pelada: “Muito boa, tocante mesmo”. Nós, educadores do PEA/Carajás, também podemos resumir o momento das palestras como surpreendente, nos ensinam a termos mais cuidado uns com os outros e a olhar os mais necessitados com um olhar de amor e compaixão, pois, parafraseando Beto Guedes na música “Sal da Terra”:
“Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois”.
Precisamos mais de ações como essa, que juntando as forças (Escolas, empresas, grupos terapêuticos), possa ir ao povo de maior carência, vulneráveis, e torna-los sabedores da importância que é estarmos sadios para podermos nos sustentar, pois como diz Pastor André Luiz Barbosa da comunidade terapeuta semeando localizada no bairro Guanabara.
“Estou limpo só por hoje. A minha batalha e todos os dias”.
Fotos: Jorge Bandera
Comentários com Facebook