Pesquisa mostra que crianças do ensino básico estariam levando três vezes mais dever de casa que o recomendado
Estudo mostra que os deveres de casa têm vínculos com o “estresse familiar”. Pesquisadores consultaram 1.173 pais de língua inglesa e espanhola em Rhode Island com filhos do jardim de infância até o ensino médio para fazer um balanço do impacto da lição de casa.
Eles focaram na “regra dos 10 minutos” – o princípio estabelecido em 2006 pela Associação Nacional de Educação -, que estabelece que o tempo que cada criança gasta estudando deveria ser o número de sua série vezes 10.
Desse modo, um estudante da primeira série deveria gastar 10 minutos com seu dever de casa, um da sétima série 70 minutos e um do terceiro ano (décima segunda série), 120 minutos.
Na verdade, o estudo demonstrou que as crianças do ensino básico estavam levando três vezes mais dever de casa que o recomendado pela regra dos 10 minutos. “O estresse familiar aumenta conforme as crianças acumulam mais dever de casa e a percepção dos pais sobre a capacidade dos filhos em aprender diminui”, completou.
“A quantidade de dever de casa também variou significativamente entre famílias que falam espanhol e inglês, e entre as aquelas cujos pais tiveram uma educação limitada ou avançada”, prosseguiu.
A pesquisa recomenda uma aplicação melhor da regra dos 10 minutos e deveres de casa que demandem que os pais sejam tutores de apoio e não tutores qualificados.
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