Sofisticados, resistentes e cuidadosamente produzidos. Estas são algumas das primeiras impressões deixadas por visitantes na abertura da I Mostra de Móveis de Parauapebas, ocorrida nesta quinta-feira, 11, no Partage Shopping.
A exposição irá permanecer até o dia 10 de junho e reúne móveis produzidos por aproximadamente 15 expositores do Polo Moveleiro de Parauapebas, onde existem em operação 96 movelarias coordenadas pela Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).
Além de mesas, cadeiras, aparadores, prateleiras e outros móveis, em estilo rústico, a exposição conta com a participação da Cooperativa Mulheres de Barro. Sandra Santos, artesã, diz estar orgulhosa em ver o trabalho dela e de suas companheiras de profissão recebendo este reconhecimento: “Esta é uma oportunidade para as pessoas conhecerem nosso trabalho. É, sem dúvida, um reconhecimento”.
Já para Elivelton dos Santos, 32 anos, marceneiro, a oportunidade é única porque é a primeira grande iniciativa que leva ao público seu trabalho e de todos os outros moveleiros. “Que as pessoas possam vir prestigiar nosso trabalho, que é feito com muito carinho, pois produzimos como se fosse para nós mesmos, além de ser gratificante ver a satisfação das pessoas com peças que às vezes tem até valor sentimental para nós que fazemos”, afirmou.
Na cerimônia de abertura da exposição, estiveram presentes autoridades do Legislativo e do Executivo municipais, que prestigiaram a iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), em parceria com o Partage Shopping e Coopmasp.
Isaías Queiroz, secretário de Desenvolvimento, disse que o evento é o “pontapé inicial” para incentivar o desenvolvimento do Polo Moveleiro. “O que nós queremos é resgatar o ânimo destes moveleiros, que há oito ou dez anos acreditaram neste projeto iniciado também em uma gestão do prefeito Darci Lermen”, frisou.
Antonio Carlos, superintendente do shopping, complementou: a ideia é levar para dentro do shopping o que é produzido pela própria cidade. “Aqui você tem a valorização da cultura local e do capital humano, além da capacitação de pessoas, o que oportuniza a geração de negócios”, observou.
A qualidade dos móveis foi ressaltada também pelo prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, que prestigiou a exposição. “Vamos turbinar o Polo Moveleiro porque gera emprego e renda e aqui tem coisa de qualidade, e é isso que precisamos mostrar. Em Parauapebas, tem muita coisa boa. Esses móveis produzidos em nosso município não deixam a desejar para nenhum outro lugar do mundo”, orgulha-se o prefeito.
Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Comentários com Facebook