Após dois anos sem carnaval, a expectativa é de que 2022 a folia tome conta da cidade, nos bastidores blocos carnavalescos de Parauapebas já começaram as movimentações e esperam que a festa aconteça.
Para os foliões é diversão após um longo período, para empreendedores é movimento na economia tão afetada pela pandemia. Quem também se beneficia são as costureiras, artistas plásticos e trabalhadores informais que aproveitam o período festivo para vender lanches e bebidas.
O presidente, Jair Bolsonaro, disse em entrevista nessa quinta-feira, 25, a uma rádio na Bahia, que por ele não haverá carnaval esse ano. “Por mim, não teria carnaval, só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o STF [Supremo Tribunal Federal], quem decide são governadores e prefeitos. Não quero me aprofundar nessa que poderia ser nova polêmica”, disse.
A preocupação é com a 4° onda do vírus Covid 19, e o quanto isso pode afetar a economia do país. “Estou vendo que alguns países da Europa, sim, estão retomando medidas de lockdown. Se tivermos outro lockdown em Estados e municípios pelo Brasil, vão quebrar a economia de vez em nosso país. Essa é nossa preocupação”, disse.
Em Parauapebas as opiniões sobre fazer ou não a festa carnavalesca ainda divide a cidade, presidentes de blocos e empreendedores que se beneficiam dessa época do ano esperam que a festa aconteça. O público mais conservador espera que a festa seja adiada para 2023.
Muitas cidades do Brasil já comunicaram que não haverá festa carnavalesca em 2022, em Parauapebas há uma discussão interna para decidir se vai haver ou não carnaval.
Chocolate, presidente do bloco Cala Boca e Me Beija, afirmou que a festa é importante para a diversão e também para a economia, mas que é importante analisar o cenário. “Todos estamos com saudade da folia, mas precisamos cuidar de nós dos outros, se for possível vai ser muito bom colocar o bloco na rua e fazer uma grande festa”, disse.
E você quer a festa carnavalesca ou prefere que seja adiada para o próximo ano?
Fotos: Felipe Borges
Comentários com Facebook