Vanessa Herculano Ribeiro, filha de Parauapebas, estudante de escola pública, casada com o professor Alípio Mario Ribeiro, tomou posse nesse 2 de julho em Belém no Coliseu das Artes no Polo Joalheiro. Vanessa que fez o Ensino Médio na Escola Estadual Eduardo Angelim, e, como tantos outros jovens, teve que deixar o conforto do convívio de sua família para estudar fora, devido a falta de oportunidade em nosso município. Cursou direito na UFPA/Marabá, e desde então perseguiu o sonho de se tornar membro do Ministério Público.
Nesse período, Vanessa fez vários concursos públicos, e, apesar do tropeço em uns, foi aprovada na grande maioria. Isso vale de exemplo para aquelas pessoas que desistem diante das barreiras e se acomodam diante da primeira vitória. Sua meta era o MP, e para isso abriu mão de noites de sono, de eventos sociais, de convívio familiar, de empregos tentadores e outras armadilhas do caminho. A história de um vencedor não é feita somente de sorrisos, mas, principalmente de
muitas lágrimas e sacrifícios.
Vanessa é um exemplo vivo para nossos jovens que tem um sonho mas não sabem como alcançar. Não existe segredo ou fórmula especial. Apenas o trabalho, a disciplina, a dedicação e a força para não desistir.
A nova cara do Ministério Público
Tive a honra de testemunhar a posse dos 40 novos promotores do Pará e uma coisa especial me chamou a atenção: as caras de “moleques” dos empossados. Não vi nem um maduro ou com idade avançada. Todos muito jovens e cheio de ideais. A Vanessa por exemplo, chega a esse nobre cargo com apenas 28 anos de idade.
Isso demonstra uma mudança radical no judiciário, que cada vez mais está sendo “invadido” por uma nova geração com novos ideais, novos conceitos e uma forma mais dinâmica de fazer justiça. A velha geração que é adepta do “jeitinho”, do “tudo pode”, do “meu dinheiro compra tudo”, do “ninguém me toca”, pode botar as barbas de molho, pois essa moçada promete botar pra quebrar e não se deixar contaminar pela podridão que se instalou nas nossas instituições.
Presença do governador
O evento de posse foi disputadíssimo, e entre as diversas autoridades estava o governador do Estado Simão Jatene que fez o discurso de encerramento do evento. A ausência mais notada foi a do procurador Nelson Medrado que estava em Parauapebas preparando o próximo passo da Operação Filisteu.
Parabéns a Vanessa Herculano Ribeiro, parabéns aos seus familiares, parabéns aos novos promotores do Estado do Pará. Com certeza, o vosso trabalho nos municípios mais longínquos engrandecerá e oportunizará os menos favorecidos o acesso a justiça. Blog. Luiz Vieira
Comentários com Facebook