Um evento simbólico oficializou a Flor de Carajás como espécie-símbolo de Parauapebas, nessa terça-feira, 11 de junho, mês em que se consolidam ações de proteção e preservação do meio ambiente.
A Prefeitura de Parauapebas, o Poder Legislativo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se articularam para garantir a proteção da Ipomoea cavalcantei, a Flor de Carajás, que encanta moradores e quem visita a Floresta Nacional de Carajás, no seu período de floração.
O chefe do NGI ICMBio Carajás, André Macedo, celebrou. “Simbolicamente o povo de Parauapebas está abraçando essa espécie, que tem um valor muito importante, e isso vem consolidar também essa parceria entre o Legislativo municipal, a prefeitura municipal e o governo federal – toda a sociedade engajada, junta, promovendo uma agenda de conservação”, enfatiza.
E uma das formas de gerar valor à espécie é divulgá-la por meio da educação ambiental, pesquisas e promoção do ecoturismo, vocação e atividade econômica importante para um município que tem 70% do seu território formado por áreas de preservação.
A professora Vanessa dos Santos Moura Moreno, diretora do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Parauapebas destaca: “O reconhecimento da Flor de Carajás como símbolo do município é muito importante e um potencial enorme para a educação ambiental e principalmente pro ecoturismo. O conhecimento da fauna e flora da região favorece a nossa região e a economia e o desenvolvimento sustentável da região como um todo. Tudo isso vai trazer vários estudos, vários caminhos de desenvolvimento pra nossa cidade”.
Programas e projetos realizados de forma estratégica para o crescimento da região apresentam resultados importantes, como o número expressivo de visitantes no mês passado. O fortalecimento das cooperativas de turismo, a formação de guias especializados, investimentos no setor e divulgação das belezas de nossas florestas atraíram mais de 7 mil visitantes em maio deste ano, gerando emprego e renda no mercado local.
Sobre a Flor de Carajás (Ipomoea cavalcantei):
A Flor de Carajás é uma planta endêmica encontrada exclusivamente nos platôs de campos rupestres ferruginosos da Serra Norte da Floresta Nacional de Carajás, ocupando uma área total de apenas 20 km².
Suas características botânicas únicas, com flores em formato de sino, um tom de vermelho vibrante e folhas de textura espessa lembrando uma elipse, a tornam uma espécie singular e emblemática da região. O elevado grau de endemismo das espécies da flora nas cangas de Carajás, como a Ipomoea cavalcantei, destaca sua importância para o equilíbrio dos sensíveis campos ferruginosos.
Este ecossistema, por sua vez, desempenha um papel crucial na manutenção das florestas, cavernas e no equilíbrio dos corpos hídricos da região, evidenciando a relevância da conservação da biodiversidade local.
A Flor de Carajás não é apenas mais uma espécie em risco, é uma peça vital no quebra-cabeça da biodiversidade local. Ela representa uma parte preciosa do patrimônio natural do nosso planeta, servindo como uma bandeira para outras espécies raras e ameaçadas de extinção que nos leva a um só objetivo: a conservação da biodiversidade.
Comentários com Facebook