O Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, promove o I Encontro de Flauta Doce IECG. A programação é gratuita e irá ocorrer no período de 6 a 8 de abril, no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém
Farão parte do evento a realização de oficinas e masterclass, com cada atividade destinada a um público específico. A oficina “Prática de Grupos de Flauta Doce”, ministrada pela professora Walkiria Morato, será voltada para alunos do IECG, e pautará o desenvolvimento técnico e a troca de experiências entre iniciantes no instrumento – sobretudo crianças e adolescentes. Duas turmas serão abertas – uma pela manhã, outra pela tarde – e as aulas ocorrerão nos três dias de evento.
Já a oficina “Caminhos Didáticos da Flauta Doce”, ofertada pela professora Lúcia Becker Carpena, apresentará métodos de ensino atuais a professores do instrumento e alunos de licenciatura, além de proporcionar debates e informações sobre o fazer musical. A turma terá aulas nos três dias de programação, no turno da tarde.
Becker também será a ministrante do masterclass “Flauta Doce Instrumento Artístico”, voltada para alunos do preparatório e do curso técnico do Instituto. Nas aulas, serão abordadas as técnicas do instrumento, além de concepções históricas e de estilo. A turma será aberta pela manhã, com aulas nos três dias de evento. Por fim, Lúcia Becker apresentará a palestra “Possibilidades de Formação Musical na UFGRS: graduação e pós-graduação”. Na ocasião, a professora convidada vai expor à comunidade musical como a universidade gaúcha aborda seus diversos cursos de formação na área da música. A palestra será no dia 8 de abril, às 16h30.
Recitais fecharão a jornada ao final de cada dia, às 18h30, na sala Ettore Bosio, com participação de professores convidados e da casa, além de alunos participantes do Encontro.
Serviço
I Encontro de Flauta Doce IECG
De 6 a 8 de abril de 2022
Local: Instituto Estadual Carlos Gomes, na Avenida Gentil Bittencourt, 977.
Texto: Ascom IECG
Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará
Comentários com Facebook