O apoio da Fundação Vale ao desenvolvimento de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, onde a Vale vai operar o maior empreendimento de mineração da sua história – o Projeto Ferro Carajás S11D -, já começa a mostrar os primeiros resultados, que fazem parte do Relatório de Atividades da Fundação Vale 2015, lançado hoje (26). Tendo como princípio a construção de alianças intersetoriais estratégicas, a Fundação faz a interlocução para a promoção de intervenções integradas que favoreçam o protagonismo local e a sustentabilidade da região.
“Podemos observar muitos benefícios nas construções conjuntas de soluções em prol das comunidades, entre elas a ampliação do alcance dos projetos sociais integrados com políticas públicas, ampliando o potencial de gerar transformação efetiva nos territórios”, explica Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale.
Até o momento, uma das conquistas mais emblemáticas para Canaã dos Carajás é o primeiro Conselho Tutelar Referencial do país, inaugurado em 2015. O espaço, idealizado pela Secretaria de Diretos Humanos, é um dos frutos do Pacto pelo Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, do qual fazem parte o governo local e federal, a sociedade civil e empresas públicas e privadas, entre elas a Vale.
“Obras grandes e crescimentos populacionais acentuados podem potencializar riscos sociais como a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. É obrigação de todos os atores assumir responsabilidade e buscar soluções coletivas”, explica Andreia Rabetim, gerente de parcerias intersetoriais da Fundação Vale.
Outro exemplo de atuação intersetorial da Fundação Vale no município é a participação engajada no Pacto pela Melhoria da Educação Pública de Canaã, que resultou até agora na adequação da infraestrutura de 20 escolas e em 400 gestores e docentes mais qualificados para atender aos 12 mil alunos da rede municipal. Foi também a partir do apoio da Fundação na interlocução com o Ministério da Educação que o município conseguiu captar cerca de R$ 3,6 milhões para a construção de creches junto ao governo federal.
Em outra frente, reconhecendo as potencialidades econômicas locais, a Fundação Vale apoiou e investiu na construção da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do município, além de desenvolver o Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (Agir), que ofereceu formação e assistência técnica para 110 pequenos empresários e incubou 6 negócios sociais.
“Os projetos de apoio a negócios sociais são destinados, prioritariamente, a pequenos negócios familiares e coletivos, localizados nas áreas urbanas e rural, com especial atenção para os empreendimentos liderados por mulheres”, explica Marcos Reys, gerente de Negócios Sociais e Ativos da Fundação Vale.
Em 2012, um diagnóstico revelou que a Saúde Pública de Canaã dos Carajás tinha um déficit para atuação em atenção básica. Uma parceria da Fundação Vale com a gestão municipal resultou em um processo de educação permanente para a qualificação de cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde e lideranças comunitárias, em um total de 300 horas de capacitação.
Além disso, foram doados pela Vale, por meio da Fundação Vale, 384 equipamentos para as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Como resultado, houve um crescimento de 76% para 90% na cobertura de cuidados de saúdes primários em Canaã dos Carajás de 2013 para 2015.
O último Índice Firjan divulgado referente ao ano de 2013 revela que o indicador de desenvolvimento de Canaã cresceu. Passou de 0,689 em 2012, para 0,7351 em 2013. O Índice Firjan acompanha anualmente mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. Nos três indicadores, houve evolução no município. A expectativa é que os indicadores, principalmente em saúde e educação tenham ainda maior crescimento, com os novos investimentos da Vale e da Fundação Vale.
Liderança e reconhecimento em investimento social
Com base na experiência em Canaã dos Carajás, a Fundação Vale tem ajudado a pautar uma nova lógica de investimento social privado voluntário no Brasil. Atualmente a instituição lidera Grupo de Estudo que debate justamente a integração do investimento social privado voluntário com o fortalecimento de políticas públicas, organizado pelo Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife), que reúne os 130 maiores investidores na área social do país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) também está atenta ao trabalho desenvolvido pela Fundação Vale em apoio à Vale em Canaã dos Carajás. Representante da empresa participou recentemente de evento organizado pela ONU e o relato sobre a experiência no município deverá ser publicado pela mesma em junho de 2016.
Em Educação, a experiência bem-sucedida da Pacto pela Melhoria da Educação Pública de Canaã vem ganhando especial reconhecimento e foi selecionada para ser apresentada no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, a ser realizado na cidade de Rosário, na Argentina, em junho de 2016.
Comentários com Facebook