Empreendimentos sociais de Canaã dos Carajás aumentaram sua renda em até 500% entre 2014 e 2015. A conquista veio de uma diferente iniciativa realizada no município: o engajamento em processo de incubação promovido pela Fundação Vale. Durante quase três anos, os pequenos negócios receberam capacitação, assessoria técnica e foram acompanhados em seu desenvolvimento. Nessa semana, os seis empreendimentos concluíram a fase de incubação e receberam seus certificados de graduação.
Foram certificados os empreendimentos: Piscicultura Salomão, Encantarte Alimentos, Grupo de Horticultores da Vila Bom Jesus, Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, a GFN Serigrafia e a Associação de Artesãos Solidários de Canaã dos Carajás. A ação integra o Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (Agir), desenvolvido pela Fundação Vale desde 2013 no município. A Agência de Desenvolvimento de Canaã, Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES), o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás são parceiros nesta iniciativa.
Os negócios foram selecionados pelo impacto social positivo nas comunidades onde estão inseridas, sua viabilidade econômica e capacidade de geração de trabalho e renda familiar. Em Canaã, foram priorizadas as áreas de alimentos e vestuário, dentro do objetivo do programa Agir de fortalecer atividades econômicas para além do setor mineral e com foco nas vocações econômicas da região, a exemplo do mel e da horticultura.
“Por meio do Agir, apoiamos, junto com importantes parceiros, empreendedores na sua autonomia socioprodutiva e contribuímos para a geração de trabalho e incremento de renda dessas famílias”, explica a Gerente de Negócios Sociais da Fundação Vale, Heloisa Bortolo. Por meio dos seis negócios sociais, o total de 110 empreendedores participaram do processo de incubação.
Entrega de certificados
Durante a solenidade, foram apresentadas as transformações e ganhos que cada pequeno negócio conquistou ao longo dos últimos meses. Nos bastidores para o alcance do aumento da renda, os empreendedores reconheceram a evolução em termos de expansão da infraestrutura, aquisição de novos equipamentos, o aumento e diversificação da produção como grandes resultados alcançados. Também destacam a comercialização mais eficaz, associada à capacidade de formação de preço e criação de marca, e a melhor gestão financeira dos negócios.
Para a Diretora Executiva da Agência de Desenvolvimento de Canaã, Graça Reis, o resultado envolveu também o fator humano e o encadeamento produtivo. “Temos aqui pessoas que tiveram sua autoestima e sua capacidade para o trabalho resgatadas, além de equipes que agora compartilham seus serviços para atender as demandas de seus clientes”, ressaltou.
Outra mudança foi a ampliação do núcleo familiar nos negócios. “Antes era só eu, agora minha empresa virou familiar, somos sete pessoas, meus filhos, noras e sobrinhos, toda família. Produzíamos apenas marmita e salgados, agora também fazemos doces e bolos e devemos abrir uma lojinha em breve. O Agir mudou completamente a minha vida e da minha família”, conclui entusiasmada dona Irani Goulart, ela foi ainda a contratada responsável pelo serviço de buffet durante o evento.
Comentários com Facebook