O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), por meio de seus promotores de Justiça, ofereceu em 31.8.2021, perante a Vara de Combate às Organizações Criminosas, duas denúncias criminais contra 11 (onze) integrantes da cúpula da facção criminosa Comando Vermelho atuante no Estado do Pará, todos ocupantes dos cargos de “Conselheiros Finais”, pela prática do crime de integrar organização criminosa, disposto no art. 2º, caput, da Lei Federal nº 12.850/2013.
A maior parte dos denunciados já teve sua transferência para presídios federais providenciada pela Secretaria de Estado para Assuntos Penitenciários. Os que ainda permanecem no Estado do Pará terão em breve o mesmo destino, encontrando-se no aguardo dos trâmites para a realização da transferência.
As denúncias oferecidas contra os “Conselheiros Finais” representa um enorme avanço no combate ao crime organizado no Estado do Pará e decorrem do dedicado trabalho desenvolvido pela Delegacia de Combate às Facções Criminosas, com o apoio do GAECO/MPPA.
Por se tratarem de integrantes do “Conselho Final”, órgão de cúpula do Comando Vermelho no Estado do Pará responsável por decisões que se relacionam inclusive com ordens para matar, o GAECO entende que os denunciados devem responder como mandantes de todos os homicídios recentemente praticados contra policiais penais paraenses, razão pela qual encaminhou ofício para a Delegacia de Homicídios apresentando e descrevendo as evidências que os relacionam com os referidos delitos, a fim de que sejam indiciados nos inquéritos policiais correspondentes.
Comentários com Facebook