O projeto do Artista Plástico Afonso Camargo Fona, está novamente de portas abertas após uma pausa por causa da pandemia do covid-19. Localizada na AV Tocantins, 85, bairro Rio Verde, a Galeria de Art’s Camargo já se prepara para realizar exposições e a Escola de Artes Plásticas Afonso Camargo Fona já está recebendo alunos.
Em entrevista exclusiva para o Portal Chocopeba o artista falou sobre a relevância da galeria e os projetos futuros. “A galeria surgiu de uma necessidade da gente está expondo as telas e produções visuais do nosso trabalho enquanto artistas. Já era uma ideia antiga ter um espaço escola e galeria para mostrar esses trabalhos, não só meu enquanto produtor cultural e artista solo, mas também de outros alunos da escola e artistas da cidade. É um espaço multicultural, de fruição a onde a comunidade tem contato com o trabalho de artistas”, contou
O incentivo da Lei Aldir Blanc foi essencial para esse novo momento, com o fomento foi possível investir no espaço, como conta AFONSO. “Conseguimos reformar o local projetando um espaço como realmente queríamos, com hall de entrada, decoração, salas e entre outras coisas que precisávamos”, disse.
A galeria está oficialmente aberta desde sábado, 28 de agosto, com obras do artista idealizador Afonso Camargo Fona, e já se prepara para receber exposições de artistas como MAMA QUILLA em outubro; YURE NICOLAU em novembro e JONAS GOMES em dezembro.
Além das telas, quem visita a galeria pode apreciar e adquirir obras do Centro Mulheres de Barro, artigos religiosos e lembranças de Parauapebas. Para o próximo ano, já existe uma agenda com diversas atividades culturais e artísticas, com salões e residência cultural.
“Nesse espaço também funciona uma escola de arte, aos sábados pela manhã e a tarde alunos aprendem a arte, e a cada ciclo de dois meses, há uma produção coletiva e fazemos exposições desses alunos com a presença dos pais, autoridades e comunidade”, contou.
O artista plástico parabenizou o Secretário de Cultura SADISVAN DOS SANTOS PEREIRA e o poder executivo pelo incentivo. “A secretaria na gestão de SADISVAN, apesar da pandemia ela está fazendo muito pela arte e cultura, os eventos tem dado muito resultado para os artistas e para a comunidade que precisa “beber mais” disso, precisa absorver mais informação cultural”, parabenizou o artista.
Para os jovens artistas e comunidade em geral AFONSO CAMARGO deixa um recado. “Entendemos que a arte salva, liberta e é boa para todo mundo. Estamos abertos de segunda a sábado, em horário comercial com entrada gratuita e para quem deseja aprender essa arte ainda temos vagas”, convidou.
Comentários com Facebook