O governo do Pará anunciou, nesta quinta (13), mudanças na classificação de risco de contágio pelo novo coronavírus em regiões do Pará.
Nordeste, Marajó Oriental, Baixo Amazonas, Baixo Tocantins, Tapajós e região metropolitana de Belém saem da bandeira laranja e passam para a amarela, de risco intermediário. Já as regiões Carajás, Araguaia, Xingu e Marajó Ocidental continuam na classificação laranja, de risco médio.
Segundo o governo, a decisão foi tomada após reunião com comitê científico, liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), durante a tarde, a partir do resultado de análises da capacidade do sistema de saúde. A mudança deve valer a partir desta sexta (14).
Em nota, o governo infomou que em todo o estado, o percentual de ocupação de leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19 é de 42,1% e o de UTI é de 67%, registrando queda nas demandas de procura por leitos e na pressão do sistema de saúde.
Regras da bandeira amarela
Nas regiões classificadas com a bandeira amarela, as principais regras são:
- academias e salões de beleza podem funcionar sem agendamento prévio;
- eventos privados podem ter até 200 pessoas;
- bares e restaurantes podem funcionar até 1h, com lotação máxima de 50% da capacidade e sem limitação de horário para venda de bebidas alcoólicas ou quantidade de músicos.
- boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos similares, além de shows e festas abertas ao público, permanecem proibidos.
Regras da bandeira laranja
Já nas regiões com classificação laranja, as principais medidas são:
- praias e balneários podem reabrir
- comércio pode funcionar sem restrição de horário
- casa de show e boates não podem funcionar
Comentários com Facebook