O Governo do Estado do Pará decretou situação de emergência dentro do prazo de 180 dias em Bom Jesus do Tocantins, na região sudeste, devido aos impactos causados pelos incêndios florestais registrados entre 01 e 03 de setembro.
A situação de emergência havia sido declarada pela Prefeitura ainda no mês de setembro informando que a área atingida foi de 350 hectares de terras na zona rural e que houve danos irreparáveis para os moradores.
De acordo com levantamento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Exército, 2.355 pessoas foram afetadas, sendo que 87 estão desalojadas e 2.268 em condições de outros afetados. O fogo atingiu 12 residências de madeira e uma escola municipal na Aldeia Horopyre, na Terra Indígena Mãe Maria, provocando, também, a morte de vários animais.
A economia da região é baseada na agricultura e pecuária e, de acordo com o levantamento dos órgãos, os principais produtos da agricultura familiar comercializados foram consumidos pelo fogo, como milho, arroz, farinha, feijão, pimenta do reino, verdura, legumes, hortaliças e produtos nativos extraídos nas áreas de assentamentos e na reserva indígena.
Agora, os órgãos envolvidos devem realizar ações para reabilitar e reconstruir a comunidade, além de realizar campanhas para arrecadar recursos para facilitar ações de assistência à população afetada.
Fonte: G1 PA
Foto: Jhone Freires/TV Liberal
Comentários com Facebook