Um dos eventos de judô mais aguardados do Estado do Pará completa uma década de existência. Para as comemorações a Associação Esportiva e Paradesportiva do Pará (AEPA) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realiza um dos maiores festivais com a participação de cerca de 250 judocas e programação durante três dias.
Nesta sexta-feira, 1º, os atletas passam pela análise de pesagem. No sábado, 02, os judocas se enfrentarão nos tatames e domingo, 03, a grande final. Oito categorias vão disputar o pódio: Sub 13 (11 a 12 anos), Paralímpico (atletas alto rendimento), Sub 15 (13 a 14 anos), Sub 18 (15, 16 e 17 anos), Sub 21 (18, 19 e 20 anos), Sênior (acima de 21 anos), Master (a partir de 30 anos) e a categoria Festival Mirim no qual atletas de 04 a 08 anos, independentes de vitórias ou não, receberão medalhas de ouro, como incentivo oferecido pelos organizadores.
As inscrições para o 10º Gran Prix Parauapebas de Judô, aconteceram em setembro. Os Belenenses Rafael Ribeiro da categoria sênior -100 (de 91 kg a 100 kg); Geraldo Magela, sênior + de 100 e Luana Gouveia atleta sênior – 70, estão entre os judocas com histórico em grandes competições mundiais e vão representar a capital do Pará. O atleta paralímpico da Seleção Brasileira de Judô, Thiego Marques, também entra na disputa, defendendo o título por Parauapebas pela categoria 60 kg ligeiro.
O estilo de premiação será o quadro olímpico de medalhas, além de troféus para a maior delegação do interior do Pará, a maior delegação Geral e a maior delegação Máster. De acordo com a coordenação do evento, umas das exigências feitas pela Federação Internacional de Judô (FIJ) é que todos os atletas façam o teste da covid-19 antes de entrarem para combate. Para isso, uma equipe médica estará à disposição no local.
A cerimônia de abertura será no sábado, 02, a partir das 8h30 com a participação do secretário Geral da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CDVB), Helder Maciel Araújo, o presidente da Comissão de Atletas de Judô da CBDV, Hályson Boto, o presidente da Federação Paraense de Desportos Visuais (FPDV), Thiago Ferreira da Silva.
Os portões do ginásio poliesportivo Islander Sousa, estarão abertos ao público, porém será necessário o uso de máscaras e fica proibido o consumo de bebida alcoólica no local. A programação completa está disponível no site da AEPA, no link aepa.org.br/notícias.
Por Cleidi Rodrigues /Comunicação Semel com informações da AEPA
Fotos: Arquivo AEPA
Comentários com Facebook