A ROMU, um grupamento especializado da GMP, conta com um efetivo treinado para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.
O braçal, a boina, a viatura e o armamento não são as únicas coisas que destacam o grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), ele é o grupo operacional especializado da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP).
Atualmente, possui nove integrantes e, tem como principais funções o apoio em situações de crise em prédios públicos municipais, operações para coibir a criminalidade, além do auxílio às demais unidades da GMP e demais órgãos públicos, bem como, a preservação da ordem e da segurança pública na cidade.
A ROMU mantém uma rotina diferenciada de treinamentos físicos e operacionais, que acontecem regularmente, a fim de que todos estejam preparados para garantir a segurança da população.
Ao longo do ano, o grupamento realizou um grande número de prisões e apreensões de entorpecentes. Além de ter recuperado e devolvido diversos veículos para os seus devidos proprietários.
Para fazer parte da ROMU é necessário ser aprovado em teste de avaliação psicológica e de aptidão física; além de ter concluído um curso específico para a ROMU, de aproximadamente 30 dias, dentre outras exigências. As ações do grupamento são realizadas em viatura diferenciada e os agentes contam com armamentos e instrumentos de menor potencial ofensivo, assim como, equipamentos para o controle de distúrbios civis.
Texto: Kênia Santana/GMP
Comentários com Facebook