O Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu inscrições para os cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) de Aperfeiçoamento em Educação sem Barreiras: Formação Avançada para Gestores Inclusivos, oferecido pelo Campus Tucuruí, e de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva na Educação Básica: Fundamentos e Práticas Pedagógicas, oferecido pelo Campus Bragança. Os cursos fazem parte do programa de formação a distância instituído pelo Ministério da Educação (MEC), no contexto da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor).
Ao todo, são 1.600 vagas, sendo 1.000 vagas para o curso de Aperfeiçoamento em Educação sem Barreiras: Formação Avançada para Gestores Inclusivos e 600 vagas para o curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva na Educação Básica: Fundamentos e Práticas Pedagógicas. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de 180 horas, com início previsto para a segunda quinzena de agosto de 2024 e término para dezembro de 2024.
O curso de Educação sem Barreiras tem com público-alvo servidores que exercem cargos de gestão na educação básica das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino do Estado do Pará. O curso de Educação Inclusiva na Educação Básica é voltado para professores de Atendimento Educacional Especializado e professores de salas regulares da Educação Básica das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino do Estado do Pará.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 01 a 10 de agosto, exclusivamente pelo www.prosel.ifpa.edu.br, na aba Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva Renafor, por meio do preenchimento de um formulário via Google Forms, disponibilizado na página. No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá anexar os documentos descritos em edital, de forma digitalizada.
Serão aceitas as inscrições de candidatos servidores que comprovem exercício em cargos de gestão na educação básica de redes públicas municipal, estadual e federal de ensino do Estado do Pará para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores das salas regulares da educação básica de redes públicas municipal, estadual e federal de ensino do Estado do Pará ao Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva na Educação Básica.
O processo de seleção será realizado em etapa única, por meio de análise documental comprobatória de atuação na Educação Básica das redes públicas municipais, estaduais e federal do estado do Pará. Serão selecionados os primeiros candidatos que realizarem a inscrição com a devida documentação e cujas inscrições forem deferidas, até completarem as vagas ofertadas.
Comentários com Facebook