Após 14 anos, a Região de Carajás recebeu ontem (21) a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que participa do Círio de Belém, que acontece no segundo domingo de outubro.
A imagem chegou as 14h50 no aeroporto do núcleo urbano de Carajás e foi recebida pelos padres de todas as igrejas de Parauapebas e também pelo bispo diocesano Dom Vital Coberllini, além de outras autoridades da cidade. Manda a tradição que a imagem seja recebida com honras de chefe de estado porque é considerada a padroeira dos paraenses e da Amazônia.
Do aeroporto de Carajás, a imagem da santa foi levada até a portaria da entrada de acesso a Carajás e colocada em uma berlinda. De lá, seguiu em carreata pela PA-275 até o shopping da cidade e depois para a Igreja de São Sebastião, onde foi realizada uma missa às 18 horas, celebrada pelo Dom Vital.
Às 19 horas, a imagem de Nossa Senhora retornou em carreata até a entrada do núcleo urbano de Carajás, onde teve início a procissão Rodomaria. Na chegada do cortejo, foi realizada missa na concha acústica do local. Logo após, teve início a festividade, com show católico e vendas de comidas típicas.
Hoje, dia 22, a partir das 7 horas, acontece a peregrinação da imagem peregrina pelo núcleo de Carajás. As 9h19 haverá o translado da imagem até o aeroporto, com missa às 10 horas. As 13h05, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré retorna para Belém.
Segundo o padre Patrick Fernandes, da Paróquia de São Sebastião, foi uma felicidade muito grande para a comunidade católica de Parauapebas e do núcleo de Carajás, de quem ela também é padroeira, receber a imagem de Nossa Senhora.
Ele destaca que foi um empenho muito grande do padre Alisson, da paróquia de Carajás, para conseguir este ano trazer a imagem à região. “Foi um privilégio recebe-la aqui”, ressaltou, agradecendo a grande mobilização da comunidade católica que possibilitou a imagem da santa visitar também Parauapebas.
(Tina Santos)
Comentários com Facebook