Um grupo de aproximadamente 30 indígenas interditou nesta terça-feira (28) um trecho da rodovia BR-230, no município de Altamira, região sul do Pará. Eles fazem um bloqueio na entrada para o sítio Pimental, um dos canteiros de obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo é formado na maioria por homens, armados com arcos e flechas, impedindo apenas a passagem de carros e ônibus de Belo Monte.
Com o bloqueio, diversas pessoas estão deixando os veículos e seguindo a pé ao município, ocasionando em um grande fluxo de pedestres no local.
Os indígenas pedem a presença de representantes da Norte Energia e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para negociar as reivindicações dos manifestantes.
Norte Energia emitiu nota afirmando que “todas as obras e ações do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) de Belo Monte estão em dia” e que “a maioria já foi concluída ou está em fase de conclusão”. A Norte “desconhece as motivações do protesto e também novas demandas, que considera inoportunas e intempestivas”.
(DOL)
Comentários com Facebook