As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminam nesta sexta-feira (20), e podem ser realizadas, exclusivamente pela internet, até as 23h59 através do seguinte endereço http://portal.inep.gov.br. No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através de suas unidades administrativas da capital e do interior do estado, programa a realização de simulados para os alunos, como parte das ações de preparação ao Exame. Os estudantes também dispõem de simulados online como o ‘Hora do Enem’ e outros.
No primeiro dia de prova do Enem, como informa o Ministério da Educação, as questões serão de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Já no segundo dia, além da redação, os candidatos resolverão itens de Matemática e Linguagens (Português, Língua Estrangeira, Literatura, Artes e Educação Física).
Haverá atendimento especializado para pessoas com deficiência ou necessidades específicas, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. É necessário apresentar documento comprobatório, legível, com o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.
Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário, disponível online, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na página do exame na internet. A edição do Exame este ano terá identificação biométrica. Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Por Eliane Cardoso
Agência Pará
Comentários com Facebook