Com o intuito de trazer melhorias à saúde das mulheres de Parauapebas, a vereadora Joelma Leite (PSD) indicou ao Executivo local a aquisição de unidade móvel de saúde da mulher.
O objetivo da proposição é ampliar e melhorar a prevenção e diagnóstico precoce de câncer em mulheres, facilitando o acesso e oferecendo consultas e exames para usuárias que moram em localidades de difícil acesso aos serviços de saúde, bem como alcançar aquelas em situação de vulnerabilidade. Assim, a unidade móvel será um serviço complementar à rede de saúde já instalada.
A proposta foi apresentada por meio da Indicação nº 20/2017, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março. Segundo explicou a parlamentar, os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) alertam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa do Inca é de que haja 57.120 novos casos este ano.
Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Os altos índices da doença no país nos incentivam a investir em prevenção. Com a proximidade do Dia da Mulher, este é um excelente presente para o público feminino de nosso município”, afirmou Joelma Leite.
A unidade móvel proporcionará às mulheres os serviços de mamografia, ecografia, preventivo do câncer do colo do útero, ultrassonografia, dentre outros. Partindo deste princípio, a proposição vem no sentido de atender as necessidades da comunidade, buscando melhorias na condição de vida das mulheres do município de Parauapebas.
A proposição foi aprovada pelo parlamento e será encaminha ao Poder Executivo para análise de viabilidade na implantação.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)
Comentários com Facebook