Servidores municipais e autoridades de Parauapebas e municípios vizinhos se reuniram para assistir o lançamento do documentário Expedição Rio Parauapebas – Conhecer para Preservar. A produção cinematográfica chocou, conscientizou e emocionou o público presente na manhã desta quinta-feira, 9, no Circuito Cinemas do Partage Shopping. O documentário é uma apresentação de parte do trabalho já realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Parauapebas e também marca o início de novas ações.
O prefeito Darci Lermen reforçou a importância das ações conjuntas para garantir a conservação do rio. “Esse documentário mostrou coisas fundamentais e que estão conectadas com o que está ocorrendo a nível nacional. O Brasil vive uma crise hídrica e aqui não é diferente. Mas, com as ações da Semma, em parceria com a população e municípios vizinhos, a execução do Prosap e outros projetos, vamos minimizar essa situação e ajudar na transformação do rio da nossa vida e que dá nome à nossa cidade”, ressalta o prefeito de Parauapebas.
Sávio Santiago, gestor da Semma em Parauapebas, explicou as fases do projeto Conhecer para Preservar. “Essa ação é dividida em três partes: a primeira é conhecer, a segunda é fazer a limpeza e a terceira é replantar nas margens do rio Parauapebas, que é responsável por 86% do abastecimento da nossa cidade. Então, precisamos sim conservá-lo. Esse é um trabalho feito em conjunto com o governo e que também envolve outras cidades”, pontuou.
Os secretários da Semma de Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás, Agamenon Santos e Dionísio Coutinho, prestigiaram o evento. “Gostaria de parabenizar a gestão municipal pela iniciativa. Isso é importante não só pra Parauapebas, mas para todos os município”, disse Agamenon. “É louvável a iniciativa de fazer esse trabalho de monitoramento. Tenho certeza que essa integração vai resultar num grande benefício para o rio e toda comunidade”, comentou Dionísio.
O presidente da Câmara e o membro da Comissão do Meio Ambiente no legislativo, Ivanaldo Braz e Zé do Bode, representaram os vereadores municipais na solenidade. O chefe do ICMbio Carajás, André Macedo, também participou do evento. Ao final da apresentação do documentário as autoridades assinaram o Pacto em Defesa à Microbacia do Rio Parauapebas e a Semma anunciou que as primeiras ações de limpeza do rio após a expedição devem ocorrer ainda este mês.
Acompanhe o documentário produzido por profissionais de Parauapebas na websérie exibida pelo instagram da prefeitura.
Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Felipe Borges e Renato Rezende
Comentários com Facebook