Na sessão ordinária desta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Parauapebas oficializou o vereador Léo Márcio (Solidariedade) como líder de governo e a vereadora Maquivalda Barros (PDT) como líder de oposição.
O anúncio do líder de governo foi realizado pelo prefeito Aurélio Goiano por meio do Ofício nº 155/2025-PMP/GP recebido pela Diretoria Legislativa na segunda-feira (17).
Ao explicar a escolha do líder de governo, o prefeito alegou ter optado por um nome que estreite a relação entre os poderes e que possibilite o diálogo contínuo e construtivo com a Casa Legislativa.
“Minha indicação tem o objetivo de fortalecer o diálogo institucional entre o Poder Executivo e o Legislativo, promovendo uma articulação mais eficaz para a tramitação e discussão das matérias de interesse do município. A liderança do governo nesta Casa Legislativa terá um papel fundamental na defesa das políticas públicas, na mediação entre os parlamentares e no alinhamento de propostas que visam o desenvolvimento de nossa cidade e o bem-estar da população”, justificou o prefeito Aurélio Goiano.
No ofício enviado à CMP, a administração municipal ainda alegou que o vereador Léo Márcio possui ampla experiência e comprometimento com as demandas da sociedade, estando plenamente apto a desempenhar essa função com transparência, responsabilidade e dedicação. Sendo o papel do parlamentar fundamental para garantir um relacionamento harmônico e produtivo entre os poderes, assegurando que as ações governamentais sejam discutidas e implementadas de maneira eficiente e democrática.
A liderança de oposição foi oficializada à Mesa Diretora por meio do Ofício nº 12/2025 protocolado na Diretoria Legislativa pelo gabinete da vereadora Maquivalda Barros.
Ao formalizar sua posição, Maquivalda destacou que é notório sua configuração independente e crítica à atual gestão municipal, uma vez que tem atuado na fiscalização dos atos do Executivo e na defesa dos interesses da população, sendo necessário o reconhecimento de sua designação como líder de oposição na Câmara de Vereadores.
Segundo a legisladora, o exercício de oposição tem como premissa fundamental a fiscalização rigorosa da gestão pública, o compromisso com a transparência e a defesa dos interesses da população. “Atuarei de maneira firme e responsável na análise e questionamento das políticas adotadas pelo Executivo, sempre pautada na legalidade, na ética e no bem coletivo”, assegurou a vereadora Maquivalda.
Na ocasião, a vereadora ainda ressaltou que seu papel como líder de oposição será o de debater, propor e contestar medidas que, porventura, não atendam plenamente às necessidades do município.
Com as referidas oficializações, ambos os parlamentares farão jus aos direitos e prerrogativas concedidos pelo Regimento Interno da Câmara de Parauapebas às lideranças de governo e de oposição.
Dentre as prerrogativas, as lideranças podem encaminhar a votação dos demais parlamentares, usar da palavra para tratar de assunto que, por sua relevância e urgência, interesse ao conhecimento da Câmara em qualquer momento da sessão e ter assegurado o direito de uso na tribuna nas sessões ordinárias.
Texto: Josiane Quintino / Fotos: Renato Resende
Comentários com Facebook