Mobilização fecha, na manhã desta última terça-feira (15), principal rodovia de acesso a Parauapebas e Canaã, a altura de Curionópolis
Desde as 10 horas da manhã de hoje (15) o movimento “Só Quero Trabalhar”, que reúne funcionários da Vale e prestadoras de serviços da mineradora, interditaram a PA-275 na entrada da cidade de Curionópolis, no sudeste do Pará. Eles protestam contra a morosidade do Estado em deliberar sobre a licença de ampliação de lavra do projeto Serra Leste de 2 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas por ano.
A empresa tem uma licença para retirar 2 milhões de toneladas de minério, que já foram retirados. E solicitou, desde março, outra licença para retirada de 6 milhões de toneladas na mesma cava.
Enquanto aguarda a decisão do Estado, a mineradora suspendeu a operação na mina de ferro e deu licença coletiva remunerada para os empregados até 1º de janeiro de 2016. Nesse período, eles irão receber metade dos salários e não têm nenhuma garantia de emprego.
Diante dessa incerteza, e temendo ficar sem emprego, os funcionários se uniram e formaram o movimento “Só Quero Trabalhar”, que objetiva pressionar o governo do Estado a agilizar o processo de liberação da licença, para que o projeto volte a funcionar.
Foto: Francisca Bello/Revista30
(Tina Santos)
Comentários com Facebook