A população de Belém vai poder observar o fenômeno do trânsito do planeta Mercúrio pelo disco do sol. Esse planeta, a Terra e o sol ficarão alinhados hoje, quando Mercúrio passará pela frente do astro. Essa situação só poderá ser vista com o auxílio de equipamentos especializados.
O fenômeno é raro e ocorre apenas de 13 a 14 vezes por século, geralmente nos meses de maio ou novembro. Eventos semelhantes só deverão voltar a acontecer em 2019 e 2032. Será possível observar o fenômeno apenas com o auxílio de telescópio e filtro apropriados. O equipamento é vendido apenas em lojas especializadas.
Em Belém, somente a Universidade Federal do Pará (UFPA) dispõe dessa tecnologia. O Núcleo de Astronomia da instituição realizará uma observação coletiva, no Ver-o-Peso, ao lado do mercado de ferro, das 8h às 16h. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA, Luís Crispino, a ideia é levar os equipamentos para possibilitar que a população acompanhe o fenômeno.
“Será uma oportunidade única para observar com segurança o trânsito de um planeta interior pelo disco do sol”, diz ele. O professor recomenda que a população não busque outros meios para acompanhar o fenômeno, uma vez que o uso de equipamentos inadequados pode acarretar danos graves à visão.
(Diário do Pará)
Comentários com Facebook